03/09/2011

PREACHER - o ÁLAMO: O Final da Série + Polêmica da Vertigo!!!

Já está à venda nas lojas e livrarias o encadernado: "PREACHER - o ÁLAMO"..... disparada a série mais polêmica, violenta, bizarra, profana, e escrotamente divertida (pra quem curte humor negro) da linha Vertigo!!!

A série narra a jornada de um pastor (o Reverendo Jesse Custer) em busca de vingança contra Deus.... pois acredita q o Todo-Poderoso é culpado de omissão e negligência pelas mazelas da humanidade. Como se já não bastasse a proposta polêmica da trama, o anti-herói ainda encontra pelo caminho persoangens bastante pitorescos... tais quais: sua namorada (uma assassina de aluguel), seu melhor amigo (um vampiro irlandês beberrão e canalha), um rapaz q teve o rosto desfigurado ao tentar se matar (chamado "Cara-de-Cú"), um nazista megalomaníaco q tenta capturar o reverendo pra usá-lo como o novo "salvador" da humanidade, um pistoleiro indestrutível ressucitado do Velho Oeste e com o poder de matar anjos e demônios.... e mtas outras loucuras e esquisitices a cada nova edição!!!

Só q essa série teve uma trajetória bastante complicada aqui no Brasil.... levando nada menos do q quase 15 ANOS (!!!) pra ser concluída: e q já passou (e enterrou) nada menos q 8 editoras (cuja maioria FALIU ao tentar publicar a série)..... mas agora a maldição (q já tinha virado Lenda Urbana) acabou: e a Panini finalmente concluiu PREACHER no Brasil. Veja abaixo as capas das outras edições já lançadas....


Ok... pela rápida sinopse q eu fiz acima, já é possível ter uma idéia de q essa série (censura 18 anos) vai pegar pesado pra valer nos diversos temas q aborda (principalmente em matéria de religão).... e q pra lê-la (e curtí-la) é preciso antes de mais nada ter a mente aberta pra entrar de cabeça nesse universo sem deixar q os excessos contidos na obra afetem de forma negativa as crenças e convicções de quem estiver lendo esse material!!!

Acho importante ressaltar isso.... Pq essas séries mto polêmicas sempre transitam entre os extremos de serem AMADAS e ODIADAS pelo público. E Preacher não foge à regra: nos EUA a série já foi alvo de vários protestos e críticas fervorosas. Pois esse gibi é um ataque ferrenho e incessante à diversas instituições (Igreja, governo, família) e à sociedade moderna (meios de comunicação, juventude alienada pela música, feministas).... Ninguém é poupado da metralhadora giratória do autor Garth Ennis!!!

E aqui no Brasil... há quem diga q existe uma espécie de "MALDIÇÃO" rondando essa série.... pois mesmo tendo apenas 66 ed. e 6 especiais (formando o nº cabalístico: 666 - uma brincadeira proposital do autor).... levou quase 15 ANOS pra ser finalizada e passou de mão em mão por nada menos q 8 editoras!!!

A 1º editora a publicar a série no Brasil... foi a Abril (em 1997), com a mini-série em 4 partes: "O Santo dos Assassinos". Depois vieram outras editoras menores: Metal Pesado, TEQ, Atitude, Brainstore, Devir, e Pixel (todas essas - com exceção da Devir - foram à falência sem conseguir terminar a série).... até terminar na Panini, q finalmente encerrou o legado maldito desse gibi no Brasil (lançando os 3 últimos encadernados q faltavam)!!!

Cada uma dessas editoras publicou de um jeito.... ou em formato de gibi com grampo e contendo 1 ou 2 histórias por ed.... ou em encadernados com arcos fechados (sendo q até aí havia bagunça e despadronização na coleção: pois os encadernados variavam entre capa cartão ou capa-dura, q foi o formato adotado pela Panini)!!! Seja como for.... as capas postadas aqui nesta matéria são dos encadernados lançados.

Mas aguardem q farei em breve uma série de 3 matérias narrando detalhes de cada arco desse polêmico e endiabrado gibi: vcs verão a história do garoto q era fã de Kurt Cobain (vocalista do "Nirvana") e q tentou imitar seu ídolo, só q errou o tiro e sobreviveu (virando o "Cara-de-Cú").... verão tbm a sociedade secreta q mantinha a linhagem do sangue de Cristo até os dias de hj.... verão o maluco q sonhava em transar com todos so seres vivos do planeta (incluindo até alguns peixes, rs).... verão o sujeito q queria ser astronauta mas foi rejeitado pela NASA e dedicou 20 anos de sua vida pra escrever a palavra "FODA-SE" bem grande no deserto (pra ser avistada do espaço).... e mtas outras sandices do tipo (é só o tempo de eu terminar de ler o último encadernado pra iniciar as matérias - aguardem, rs)!!!

Até+

25 comentários:

  1. Ah, só pra constar....

    eu acredito em Deus sim, mesmo não seguindo nenhuma religião.

    não costumo discutir religião... pq isso vai de cada um, e cada um acredita no q melhor lhe convir. Até pq, jamais saberemos (em vida) a verdade. O q existe ou deixa de existir após a morte, só saberemos qdo chegar a nossa hora!!! Todo o resto são apenas conjecturas e possibilidades!!!

    Eu acredito q exista um Deus ou uma Força q tenha criado o Universo e nos dado consciência.... só não acredito naquilo q foi escrito (ou "adaptado") pela mão do homem. Pois o ser humano sempre tem seus próprios interesses pessoais!!!

    Falo isso.... pq acho importante q aqueles q nunca leram essa série, saibam q é possível uma pessoa q acredita em Deus (no caso: eu) apreciar essa série numa boa... bastando pra isso saber separar suas crenças daquilo q irá encontrar pela frente na série Preacher!!!

    Não vou mentir... é um gibi daqueles q nos faz pensar sim... nos faz refletir sobre aquilo q acreditamos durante toda a vida.... e sobre aquilo q poderá vir depois!!!

    Estamos perigosamente acostumados a receber tudo mastigadinho dos meios de comunicação (cinema, tv e gibis).... então sempre q aparece algo q nos faz pensar e refletir, acaba gerando polêmica: pois é como se nos tirasse de um estado catatônico de comodismo!!!

    Até+

    ResponderExcluir
  2. OLá! Eu queimaria a Bíblia sem pudores e dramas de consciência. Depois que um dia conheci algo semelhante intitulado "O LIVRO DE MORMON", percebi que não é impossível de se fazer uma dita escritura sagrada. Também passei a desacreditar dessa falácia de que a Bíblia foi escrita pelos profetas e bla bla bla... quem garante? O engraçado que quando eu fico inspirado para levantar essas questões a algum religioso, eles acabam perdendo a paciência comigo. Mas tenho direito de duvidar. Ninguém estava lá pra ver como esses livros santos foram feitos.

    Acredito que Jesus realmente existiu, mas penso que muita coisa em sua trajetória deve ter sido mudada para fins manipuladores e, portanto, nenhum de nós nunca irá saber o que realmente aconteceu naquela época.
    Acredito em Deus, em espíritos, reencarnação, mas não acredito em doutrinas. Complicado, né... mas é assim que funciona comigo. Não suporto ficar ouvindo da boca de uma pessoa que do lado de lá é assim ou assado. Até já ouvi coisas bem coerentes a respeito, mas tem muita conversaiada em cima disso que me dá certa repulsa.
    Já vi e ouvi cada uma nesse meio, que daria um livro de comédia!

    E porque essas obras são censura 18 anos? É por causa do texto, do enredo ou há algo nos desenhos que que faz impor essa censura?

    Até mais!

    Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  3. Putz
    Adoro Preacher kra, tenho q terminar de ler, pois aprei na metade do caminho... rs

    Kra achei bacana a abordagem q vc fez sobre a obra principalmente a ressalva "pra lê-la (e curtí-la) é preciso antes de mais nada ter a mente aberta pra entrar de cabeça nesse universo sem deixar q os excessos contidos na obra afetem de forma negativa as crenças e convicções de quem estiver lendo esse material". Pois quem for um cristão fervoroso é melhor nem ler e quem for um quase ateu acaba virando um..rs
    Tbem não possuo religião, mas acredito em Deus, mas de uma forma particular bem parecida com a sua.

    ResponderExcluir
  4. Ae, Fabiano... blz??

    acho q é bem poraí...

    esses assuntos religiosos são complicados mesmo.... pois ao mesmo tempo em q precisamos respeitar as crenças das outras pesosas, tbm queremos ser repeitados naquilo q acreditamos. E a idéia de "Respeito Mútuo" é algo q o ser humano ainda tem dificuldade em administrar!!!

    Enfim... jamais saberemos (em vida) como são as coisas do outro lado: mas procuro fazer o q é certo e correto (por via das dúvidas, rs)... acredito em Deus, mas não no q o Ser Humano escreve!!!

    ResponderExcluir
  5. "E porque essas obras são censura 18 anos? É por causa do texto, do enredo ou há algo nos desenhos que que faz impor essa censura?"


    tudo isso junto e mto mais.... rs!!!

    a linguagem é a mais baixo nível possível (palavrões em cada balão de texto), violência explícita (cabeças e tripas explodindo), sexo e nudez (moderados), cenas de tortura, e uso de drogas (tem 2 anjos de caráter duvidoso q ao virem pra terra ficam viciados em substâncias ilícitas e filmes pornô)!!!

    tem um filme em pré-produção baseado nesse gibi... seria dirigido pelo Sam Mendes (de "Beleza Americana"), mas ele pulou fora do projeto... entre os fãs da série existe o receio de q o cinema amenize mto do conteúdo da obra (o q é bem provável)!!!

    sei q esses encadernados são caros d+... mas tbm existe a possibilidade de procurar a série em arquivos digitais na internet (já vi pra baixar completa até em português)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. "Pois quem for um cristão fervoroso é melhor nem ler e quem for um quase ateu acaba virando um..rs"


    Ae, Robson.... blz??

    é bem poraí tbm:

    essa ressalva q eu escrevi na matéria... eu acho q deveria vir como um "aviso" na contra-capa do gibi, pois realmente mta gente irá se sentir ofendida com o conteúdo dessa série!!!

    eu fico pensando em toda a revolta q o "Código DaVinci" causou... e acreditem, Preacher faz o código parecer um filmezinho censura livre da sessão da tarde!!!

    inclusive eu acho q o Dan Brown copiou idéias e conceitos do Preacher (q foi escrito antes do livro do código)... especialmente o de uma "sociedade secreta" mantendo a linhagem do sangue de Cristo (q são os principais vilões do gibi)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. PReacher vai ser novamente publicado na integra pela Panini, sabe me dizer isso Leo?
    abracos e parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  8. Faz uma matéria sobre Hitman, Leo...

    ResponderExcluir
  9. "PReacher vai ser novamente publicado na integra pela Panini, sabe me dizer isso Leo?"


    Olha, esta semana sinalizaram no blog da vertigo de q vão relançar desde o começo sim!!!

    não deram data.... mas acredito eu, porém, q isso só deva rolar a partir do ano q vem... pois faltam poucos meses pra acabar este, e ainda tem um montão de outros encadernados já anunciados!!!

    valew!!!

    ResponderExcluir
  10. "Faz uma matéria sobre Hitman, Leo..."


    Farei sim, bróder... pode deixar!!!

    adoro a série Hitman, e já salvei diversas capas e imagens pra uma matéria completa!!!

    essa tem mto material pra render, rs....

    afinal, não é todo herói q vomita em cima do batman, né?? hehe

    ResponderExcluir
  11. Oi Léo, a liberdade é a maior conquista do ser humano. Poder se expressar é fundamental numa sociedade sadia. A arte não pode ser limitada ou censurada, senão não será arte, mas propaganda institucional seja lá do que for. Eu poderia ler esse material numa boa, não tenho barreiras para a arte, apesar de às vezes parecer um cara certinho demais. Gostei demais da postagem. Abs. Paulo.

    ResponderExcluir
  12. Fala Leo blz cara? Teu blog já tá favoritado e irei divulga-lo!
    Cara faz uma matéria sobre os possiveis encadernados que a Panini possa publicar ainda este ano.
    E segundo POR FAVOR faça uma materia sobre ONDE e COMO guardar hqs. To com falta de espaço fuçando pela net igual um doido, onde comprar uma estante, livreiro ou armario. MAs até agora NADA. Ninguem ajudou.
    Se vc puder ficaria agradecido.
    Abracos

    ResponderExcluir
  13. Pois é! Nisso, o processo de digitalização das Hq´s pode ser que ganhe adeptos, pois não oculpa espaço na estante, prateleiras, cômodas, enfim... sem falar que pode até haver alguns efeitos de cores bem interessantes já que não precisariam mais do papel.
    Achismo meu.

    ResponderExcluir
  14. E ae Leo blz kra?

    Então kra tbem concordo q "Código DaVinci" é um livro e consecutivamente filme.. rsrs censura livre perto de Preacher.

    Eu acho q Preacher não causa tanta revolta por parte dos religiosos por tratar-se de uma obra pouca conhecida, mas se sair um filme ou uma serie, q tbem já foi cogitada, eu acho q ganharia notoriedade.

    Tbem acho q Dan Brown bebeu da fonte de Preacher, inclusive pelo q um amigo meu falou, os roteiristas da serie Supernatural tbem beberam em relação ao comportamento dos anjos.. rsrs faz tempo q não assisto essa serie então não posso afirmar.

    ResponderExcluir
  15. "a liberdade é a maior conquista do ser humano. Poder se expressar é fundamental numa sociedade sadia. A arte não pode ser limitada ou censurada, senão não será arte, mas propaganda institucional seja lá do que for."


    Concordo plenamente, Paulo....

    toda forma de arte precisa ser interpretada (pra poder ser apreciada ou desprezada) de forma individual por cada um!!!

    Valew!!!

    ResponderExcluir
  16. "E segundo POR FAVOR faça uma materia sobre ONDE e COMO guardar hqs. To com falta de espaço fuçando pela net igual um doido, onde comprar uma estante, livreiro ou armario. MAs até agora NADA. Ninguem ajudou."


    Nossa... parece q vc tava adivinhando uma das minhas próximas matérias, rs!!!

    já faz umas 2 semanas q eu tirei umas fotos da minha coleção... e só falta eu passar elas da máquina pro PC:

    essa matéria vai mostrar como organizei e acondicionei as cerca de 1.500 hqs q eu tenho (entre encadernados e formatinhos) em 3 estantes de 5 andares cada!!!

    pode aguardar q mto em breve deve ir ao ar essa matéria.... q eu espero q sirva pra te ajudar a tirar essas dúvidas!!!

    ah, e sobre os encadernados da panini... eu tenho anunciado aqui em seções divididas por gênero ("lançamentos vertigo", "lançamentos Disney", etc): mas só qdo existe uma confirmação concreta por parte da editora:

    pois a Panini já prometeu um montão de coisa q nunca saiu... a começar pela Biblioteca do 4F vol. 2 (q chegoua té a ter capa divulgada em 2008 e até agora nada, rs)!!!

    pra este ano prometeram:

    Transmetropolitan 2, Fábulas 9, Y - o último Homem 7, Daytripper, Frequência Global 2, João das Lorotas (série interligada à Fábulas), e Hellblazer 1 e 2!!!

    além de "Marvel Terror" 3 e 4 (q trarão sequências da série "Zumbis Marvel")!!!

    sempre q eu tiver confirmação de cada lançamento... pode deixar q anunciarei aqui sim, blz??

    obrigadão pela participação e ajuda, véio!!!

    abs!!!

    ResponderExcluir
  17. "Pois é! Nisso, o processo de digitalização das Hq´s pode ser que ganhe adeptos, pois não oculpa espaço na estante, prateleiras, cômodas, enfim..."


    Fabiano...

    já está ganhando vários adeptos e a tendência é só aumentar, rs!!!

    eis a maior preocupação das editoras (de livros e gibis)...

    só q infelizmente não vejo essas mesmas editoras fazendo mto esforço pra mudarem o quadro... a panini, por exemplo, tem publicado gibis cada vez + caros (em capa-dura) elitizando ainda mais os gibis e empurrando o público pro formato digital!!!

    o pouco q eu vejo de esforço... é por parte das editoras de livros, q andam aderindo aos pockets (como alternativa pra quem quer ler mais sem gastar tanto)!!!

    abs!!

    ResponderExcluir
  18. "Eu acho q Preacher não causa tanta revolta por parte dos religiosos por tratar-se de uma obra pouca conhecida, mas se sair um filme ou uma serie, q tbem já foi cogitada, eu acho q ganharia notoriedade."


    Ae, Robson... blz??

    certamente deva ser porisso q o projeto PREACHER não tem conseguido emplacar:

    1º tentaram uma série de TV (mas nem a HBO quis produzir devido ao conteúdo polêmico demais da série)!!!

    e no cinema... a situação tem sido pior: já tem meia-dúzia de diretores (incluindo Sam Mendes) q pularam fora do projeto... mas dizem q ainda tá em adamento (vai saber se não vão dar pra trás de novo)!!!

    o "Cód. DaVinci" seria apenas um livréco largado num canto das livrarias... se não fosse o fato de começarem os protestos e proibições ao livro. Foi todo o bafafá feito em cima da obra q a tornou um best-seller (tivessem deixado quieto, nada teria acontecido)!!!

    com Preacher é a mesma coisa... o gibi não atinge uma massa mto grande do público (e ainda assim gerou revolta)... imagina qdo sair o filme então??

    abs!!

    ResponderExcluir
  19. Isto se o filme realmente tiver um conteúdo de acordo com o que vocês dizem que tem na obra impressa, senão, poderá ser visto até como uma piada e ainda poderão surgir boatos dizendo que seria uma obra que se promoveria inspirada em Dan Brown. Parece absurdo! Mas, não duvide do poder da mídia! Se for fazer um filme, teria que ser "O FILME", para não dar margem a esse tipo de coisa distorcida.

    ResponderExcluir
  20. "Isto se o filme realmente tiver um conteúdo de acordo com o que vocês dizem que tem na obra impressa, senão, poderá ser visto até como uma piada"


    exato...

    uma coisa é o gibi ser bom e ter um conteúdo adulto: outra beeeeeem diferente é saber se no cinema a obra irá manter o mesmo teor e qualidade!!!

    um exemplo é o filme "Constantine" (q adaptou o gibi "Hellblazer" - do mesmo autor de "Preacher").... o filme virou uma sessão da tarde da vida: com o Keanu Reeves usando até uma arminha de água-benta pra matar demônios (numa cena ridulamente risível e patética)... não tem nada dessa merda de arminha no gibi, e o tom é bem diferente e sombrio do q a palhaçada mostrada nas telas!!!

    sendo bem sincero... eu acho difícil q façam um bom filme em cima de Preacher: ainda mais tendo a "Warner" envolvida: é mais provável q façam alguma bomba nível "Constantine", "Jonah Hex" e "Mulher-Gato"!!!

    abs!!!

    ResponderExcluir
  21. Do caralho Leo, irei aguardar sua materia sobre as estantes/livreiros/armarios kkkk.
    To quase comprando esta daqui, veja se compensa pelo valor q estao pedindo:
    http://www.burohaus.com.br/cat/porta-cd-dvd/3880.html

    ABs
    Terry do orkut (comunidade forum panini comics)

    ResponderExcluir
  22. "To quase comprando esta daqui, veja se compensa pelo valor q estao pedindo:"


    Ae, Terry... blz??

    olha, pelo valor parece razoável (eu paguei na faixa de 150 cada uma das minhas (mas isso foi a uns 2 anos atrás)... só q as minhas possuem 5 andares cada com altura suficiente pra caberem gibis em formato americano (essa aí da foto parece ser + pra dvds, né??

    tenta dar uma olhada antes de decidir... em briks e brechóis q vendam armários e poltronas (geralmente são baratos e tem mta variedade de estantes - foi num desses q comprei as minhas)!!!

    abs!!

    ResponderExcluir
  23. E ae Leo blz?

    Pois então kra acho q Preacher é uma HQ q nunca será adaptada, pois a Warner não arriscaria tanto assim, ainda mais depois do fiasco com Constantine.
    P/ quem não conhece a HQ Hellblazer o filme ficou bacana "massa véio" e tal, mas p/ quem conhece aquilo ficou uma gde piada, nem me lembre da arminha de água benta q já lembro do filme e dos chicletes.. rsrs

    E pior q pode rolar o q o Fabiano disse mesmo, gente mal informada falando q o filme se baseou em Código DaVince, sem sequer saber q foi baseada numa HQ.

    E p/ ser sincero se for p/ fazer um filme ou serie do naipe de Constantine ou Mulher gato (Jonah Hex até hj não assisti.. rs) é melhor nem fazer, claro q morro de vontade de ver algumas cenas na tv ou cinema como todo fã, q se bem feitas seriam incríveis, mas claro q na vida real, fora de meus sonhos filmes baseados em HQs são feitos p/ a gde massa, diga-se adolescentes, não podemos esperar algo decente, o q é triste... rs

    Abços

    ResponderExcluir
  24. Robson,

    concordo plenamente...

    e as últimas notícias sobre o filme do Preacher (q li no omelete) eram bastante desanimadoras: o atual diretor contratado quer botar um modelinho de 20 e poucos anos pra fazer o Santo dos Assassinos (q deveria ser pra um ator do naipe e idade de um Clint Eastwood)!!!

    sei lá... depois dessa não espero absolutamente nada desse filme (e preferia q nem tentassem fazer - já q tentarão nas coxas pelo visto)!!!

    e semana q vem... vai ao ar a 2º parte desta matéria (com detalhes sobre todas as sagas dessa série)!!!

    valew!!!

    ResponderExcluir
  25. Hummmm... pelo jeito, fiasco à vista!!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...