16/05/2012

H.G. Wells: "A Guerra dos Mundos" + "O Homem Invisível" + "A Máquina do Tempo"....

H.G. Wells.... foi um escritor visionário e pioneiro no gênero da ficção científica, com alguns clássicos da literatura q inspiraram milhares de livros, filmes, e quadrinhos, é claro!!!

Entre suas principais obras, destaco 3 nesta matéria: "A Guerra dos Mundos" (1898), "O Homem Invisível" (1897), e "A Máquina do Tempo" (1895)!!!

Confira abaixo um breve resumo e análise sobre cada uma dessas maravilhas literárias de um escritor mto à frente de seu tempo.....
"A Guerra dos Mundos"..... é o romance + famoso e popular de Wells, misturando sátira política (o livro expõe claramente a crueldade do colonialismo) com uma narrativa de suspense em tom tão realista, q mtos leitores na época acreditaram q poderiam mesmo serem vítimas de uma invasão marciana à qq momento. Aliás, o livro ficou famoso tbm por ter sido usado pelo ator e diretor Orson Welles ("Cidadão Kane") em uma transmissão de rádio no dia das bruxas de 1938. A narrativa do livro no rádio, causou pânico e desordem nas ruas, pois os ouvintes (numa época em q as pessoas dependiam do rádio pra se manterem informadas) realmente acreditaram q o mundo estava sendo invadido por alienígenas.... até mesmo suicídios ocorreram por conta desse caos (afinal, ninguém queria ser escravizado por marcianos) e o fenômeno é estudado até hj em faculdades de comunicação!!!

Na trama, os marcianos invadem a Terra pra capturar os humanos (q seriam usados como alimento por eles: tendo o sangue absorvido diretamente pelos ETs).... No final do livro, depois de inúmeras mortes e destruição, e da raça humana já ter perdido todas as esperanças de derrotar os invasores (q utilizavam uma tecnologia avançadíssima - considerando tbm q o livro foi escrito em 1898 e a nossa tecnologia bélica era bastante precária se comparada aos dias atuais).... eis q uma simples bactéria (invisível aos olhos humanos de tão insignificante) termina por exterminar todos os marcianos - q não tinham imunidade contra o vírus!!!

O livro, naturalmente é infinitamente superior à todos os filmes q fizeram baseados nele.... eu assisti todos (o pior é o último feito alguns anos atrás) e nenhum captura o clima de tensão, medo, e paranóia q a leitura do livro traz!!! É sem dúvida uma obra-prima da ficção científica.... e o manifesto de Wells contra a colonização é óbvio!!!

"O Homem Invisível"..... o poder da invisibilidade sempre fez parte dos + íntimos desejos do ser humano. Ficar invisível perante os olhos das outras pessoas, poder bisbilhotar à vontade, entrar no vestiário feminino (rs), ou praticar toda sorte de travessuras q tal habilidade permitiria.... quem nunca sequer imaginou as possibilidades em torno disso??? Pois Wells não apenas imaginou, como tbm botou no papel, criando um dos livros + fantásticos da literatura!!!

O livro gira em torno de Griffin, um físico q descobre a fórmula da invisibilidade.... só q a idéia de liberdade e impunidade (já q um homem invisível poderia fazer qq coisa sem ser descoberto) transformam o cientista num monstro capaz de cometer os piores crimes e atrocidades. O "Homem Invisível" de H.G. Wells é um psicopata enlouquecido pelo poder q sonha em implantar um reinado de terror no mundo!!!

De todos os diversos filmes q já assisti baseados no livro.... o melhor é sem dúvida: "O Homem Sem Sombra" (com Kevin Bacon - perfeito como psicótico) e mesmo tendo adaptado a trama pra nossa época, acabou sendo a versão q melhor absorveu a idéia original do livro (onde o maníaco vai se embriagando aos poucos com o poder). Outra obra magnífica q ainda hj causa impacto e nos faz refletir sobre o qto poderíamos nos transformar em algo monstruoso se tivéssemos um poder assim!!! É de arrepiar....

"A Máquina do Tempo"..... é considerada a 1º obra de ficção científica a propor o conceito da viagem no tempo através de um veículo q permita ao viajante avançar ou retroceder no tempo. O q a torna a obra + importante e imitada sobre o tema!!!

No livro, o personagem é conhecido apenas como "Viajante do Tempo", e cria uma máquina com a qual avança pela 4º dimensão (q seria a dimensão do tempo) pro futuro até o ano de 802.701 - onde encontra um povo pacífico vivendo num mundo paradisíaco, pelo menos até descobrir q esse povo tbm serve de alimento pra raça subterrânea dos Morlocks. Avançando mais ainda no futuro, o cientista vai parar em uma época onde quase nada restou do planeta Terra, então, finalmente retorna pra seu tempo!!!

Teve pelo menos 2 filmes de mesmo nome: um em 1960 (veja o cartaz acima) e o mais recente em 2002. O 1º é mais fiel ao livro, enquanto a versão de 2002 criou uma trama quase q totalmente nova q não consta na obra original, onde o cientista agora teria uma noiva q acaba morrendo e ele tenta alterar o passado usando a máquina. Nada disso tem no livro, e tanto o romance do cientista qto a idéia de alterar o passado não estão presentes na obra de Wells (porisso q sempre se deve desconfiar dessas "adaptações" cinematográficas, rs)!!!

Até+

PS: H.G. Wells tbm escreveu outra obra bastante conhecida e importante pra ficção científica: "A Ilha do Dr. Moreau" (já prenunciando as pesquisas genéticas).... mas como eu não li esse livro (ainda), preferi comentar e analisar nesta matéria apenas os 3 acima!!!

6 comentários:

  1. Gustavo (TheDoctor)18/05/2012, 16:01

    Tenho que baixar essas obras-primas pra ler no tablet...

    ResponderExcluir
  2. "Tenho que baixar essas obras-primas pra ler no tablet... "


    Deve ser show ler isso com os recursos do Tablet, hein???

    eu tive q me virar na frente do PC mesmo, rs....

    mas te garanto q tu vai adorar esses livros, Doctor: todo mundo q curte Sci-Fi deveria lê-los (pois foram a BASE pra mta coisa q veio depois)!!!

    NOTA 10 é até pouco pra cada um desses 3....

    Abs!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Leo, vc mostrou o melhor de H.G. Wells, também não li "A Ilha do Dr. Moreau". Conheço essas obras por filmes, nas primeiras versões, e concordo com vc que no livro é sempre melhor. Vc lembrou muito bem do episódio de Orson Wells e a Guerra dos Mundos... Também achei estupendo a 1º filmagem de a Máquina do Tempo, um filme inesquecível. H.G.Wells é tipo um Júlio Verne, sempre à frente do seu tempo. Também curto Aldous Huxley e suas obras de ficção. São obras como essas de H.G.Wells que mantém acesas as histórias de ficção e isso tudo reflete nos quadrinhos, nos cinemas e nos seriados de TV. Parabéns pela excelente matéria. Abs.

    ResponderExcluir
  4. "Conheço essas obras por filmes, nas primeiras versões, e concordo com vc que no livro é sempre melhor. "


    eu tbm conhecia mtas obras através de filmes....

    mas alguns anos atrás me irritei com uma adaptação de 20.000 Láguas (do Verne) q mostrava um final completamente diferente do q eu conhecia no filme da Disney:

    aí resolvi ler o livro e constatei q nenhum dos filmes era fiel ao livro.... e a partir daí comecei a ler alucinadamente todos os livros q originaram filmes q eu gostava!!!

    esses 3 do Wells eu beixei e li em inglês mesmo... mas certamente os comprarei tbm qdo saírem aqui em versão de bolso (q é o único formato q eu coleciono em livros)!!!

    já faz um tempo q tô enchendo o saco da L&PM pra q publiquem em pocket essas obras do Wells, rs...

    valeu!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso em versão pocket seria muito bom!!
      Não lançaram nada ainda?

      Excluir
    2. Infelizmente não.... nenhum desses clássicos do Wells saiu em pocket no Brasil!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...