27/06/2012

"Neonomicon" (de Alan Moore): Chega ao Brasil a Polêmica HQ Baseada na Obra de H.P. Lovecraft.....

A Panini lançará em breve nas bancas o encadernado: "Neonomicon" (de Alan Moore).... q utiliza elementos da obra do escritor H.P. Lovecraft (um dos mais influentes do terror e do sobrenatural, tendo seus contos adaptados pra diversas mídias: cinema, quadrinhos e games)!!!

Esta polêmica HQ de Alan Moore ("Watchmen", "V de Vingança", "Liga Extraordinária") já chegou causando repercussões ao ser proibida em bibliotecas públicas e por algumas lojas de gibis dos EUA se recusarem a vender essa série devido ao conteúdo explícito q inclui fortes cenas de violência, sexo, mutilações, orgias e cultos satânicos (barra-pesada mesmo)!!!

Confira abaixo algumas imagens, capas, e maiores detalhes sobre essa aterrorizante HQ....

"Neonomicon"..... é uma mini-série em 4 ed. (reunida agora neste encadernado) q chega ao Brasil em sua versão integral (sem cortes)!!! É uma história de terror com conteúdo pesado, q inclui até cenas de estupro coletivo e monstros abissais violentando e esquartejando pessoas (é terrorzão da pesada e recomendado só pra adultos mesmo)!!! Nos EUA foi proibida numa biblioteca pública e algumas lojas se recusaram a vender essa HQ devido à alta voltagem das cenas!!!

A trama envolve crimes misteriosos e bizarros.... q desafiam o FBI, levando os agentes a se infiltrarem em uma seita suspeita de práticas de satanismo.

Mas o q eles acabam encontrando é um pesadelo mto pior do q simples psicóticos humanos cometendo crimes.... e entram de cabeça no universo de Lovecraft, com demônios das profundezas e entidades demoníacas saídas de obras literárias do tipo: "O Chamado de Cthulhu"!!!


Este será o 1º encadernado lançado no Brasil da editora independente: "Avatar".... q tem como diferencial proporcionar total liberdade criativa pros autores de peso q escrevem eventualmente pra ela: Alan Moore, Garth Ennis, Warren Ellis, e tantos mais: q encontram nessa editora a possibilidade de escreverem o q bem entenderem vindo de suas mentes insanas sem nenhum limite ou censura (normalmente impostos pelas grandes editoras tipo Marvel e DC)!!!

"Neonomicon".... tem 188 pág, capa-cartão, e custa R$ 24,90. Além da mini-série principal, essa ed. tbm traz a história: "O Pátio" (baseada num conto inédito do escritor inglês)!!!

E pra quem quiser conhecer melhor a obra de Lovecraft.... recomendo 6 livros q saíram em formato de bolso: "A Tumba" e "O Caso de Charles Dexter-Ward" (ambos pela L&PM) e "O Chamado de Cthulhu", "A Sombra de Innsmouth", "Um Sussurro nas Trevas" e "A Cor q Caiu do Espaço" (estes 4 pela editora Hedra)!!! Tbm vale uma olhada nos filmes: "Re-Animator", "Do Além", e "A Morte do Demônio". Adaptados diretamente ou apenas inspirados (usando elementos como o "Necronomicon" - Livro dos Mortos) em contos de Lovecraft!!! 

Até+

PS: Em breve aqui no "Submundo".... uma matéria completa sobre H.P. Lovecraft (aguardem)!!!

32 comentários:

  1. Mas "A Morte do Demônio" não tem nada a ver com as histórias do Lovecraft, tirando a "participação especial" do Necronomicon. Um filme que, embora não seja adaptação de nenhuma história do Lovecraft, referencia bastante às obras dele é À Beira da Loucura (In the Mouth of Madness). Excelente filme dirigido por John Carpenter e estrelado por Sam Neil.

    ResponderExcluir
  2. "Mas "A Morte do Demônio" não tem nada a ver com as histórias do Lovecraft, tirando a "participação especial" do Necronomicon. "


    sim, é porisso q eu falei q alguns filmes filmes são adaptações diretas de contos (Re-Animator e Do Além) e outros são apenas "inspirados" em alguns contos e usam apenas alguns elementos dos mesmos: q é o caso desse "Evil Dead" q usa o livro dos mortos do conto: "Necronomicon"!!!

    aliás, o "Necronomicon" tbm teve um filme só pra ele nos anos 90 (q eu assisti em VHS na época)... e q lembro ser mto bom tbm!!!

    esse filme q vc mencionou "À Beira da Loucura" eu não assisti, mas anotei a dica e vou ver se acho pra baixar. Não li esse livro, mas saiu aqui pela Hedra com o título: "Nas Montanhas da Loucura" (esse é um q eu tô esperando sair no formato pocket pra comprar - depois de um tempo eles relançam em pocket)!!!

    tem várias obras do Lovecraft adaptadas pro cinema... mtas nos anos 60 e 80, mas a maioria teve nomes alterados no Brasil (o q dificulta achar ou até mesmo saber q se tratam de adaptações do autor)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. eu editei o último parágrafo do texto ressaltando melhor a relação entre o filme "Evil Dead" e a obra de Lovecraft...

    do jeito q eu tinha escrito antes, tava mal explicado mesmo:

    agora especifiquei melhor q o filme usa apenas certos elementos da obra!!!

    os gibis de "Conan" tbm usavam vários elementos de Lovecraft... inclusive o monstro "Shumma-Gorath" (famoso pelo jogo de vídeo-game: "Marvel X Capcom"), q é inspirado numa das criaturas do mito de Cthulhu!!!

    Lovecraft foi uma farta fonte de inspirações (e imitações) na cultura pop em geral...

    ResponderExcluir
  4. Uma história onde o Alan Moore teve liberdade para escrever suas utopias e bizarrices no papel com menções a Lovercrat? Cofre certo, valeu pela dica e review.

    Esse Avatar é um selo da DC ou é outra editora? Não sabia que a Panini publicava coisas fora DC e Marvel de quadrinhos, quem sabe não tragam mais coisas boas com o tempo.

    ResponderExcluir
  5. Compra certa.

    As vezes uma história perde muito de suas qualidades por tentar mascarar os acontecimentos da vida real.
    Sexo, drogas, violência, querendo ou não fazem parte do nosso cotidiano, logo a percepção desses elementos, e sua utilização para contar uma história, a carregam de uma verossimilhança sem igual, que permitem uma introspecção mais poderosa na história.
    Desejos crus assim, e relatados sem qualquer eufemismo fazem a história, pelo menos pra mim, imperdível.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Na verdade, o criador de Conan (o escritor Robert E. Howard) era amigo de Lovecraft, eles trocavam correspondências e usavam elementos criados pelo outro em suas histórias.
    Na verdade, o filme que eu recomendei não é a adaptação direta de nenhuma história do Lovecraft, apenas usa o "climão" presente nas histórias do escritor, e alguns elementos recorrentes em sua obra (a cidade pequena que esconde um segredo, monstros ancestrais, textos que levam as pessoas à loucura, etc).

    ResponderExcluir
  7. Nem vou falar nada sobre falência hahahahahahah, já tô ferrado mesmo. Que chegue logo na banca para que eu compre hahahahahahaahah

    ResponderExcluir
  8. "Uma história onde o Alan Moore teve liberdade para escrever suas utopias e bizarrices no papel com menções a Lovercrat? Cofre certo, valeu pela dica e review."


    Hehe... ver o Alan Moore escrevendo sem censura e sem restrições morais de qq tipo, é algo mto insano mesmo (li essa série toda ontem e achei mto louca)!!!

    e a "Avatar" é uma editora mesmo... pequena, mas q tem trazido material mto interessante de vários autores.

    A Panini deve ter adquirido os direitos e espero q publiquem outras obras-primas dela (especialmente as várias minis q o Garth Ennis escreveu pra essa editora)!!!

    uma vez eu postei aqui no blog uma PRÉVIA da série "Black Summer" (de Warren Ellis) q saiu por essa editora. Nessa mini, o ex-presidente George Bush é assassinado por um super-herói....

    Abs!!

    ResponderExcluir
  9. "Desejos crus assim, e relatados sem qualquer eufemismo fazem a história, pelo menos pra mim, imperdível."


    Ae, Rafael... blz??

    concordo, e tbm acho q um verdadeiro artista precisa de liberdade pra expor aquilo q se passa em sua mente (por mais insana q pareça)!!!

    e pode apostar... q nessa série o Alan Moore extrapola todos os limites q as outras editoras costumam lhe impor (esta é uma de suas obras mais VISCERAIS)!!!

    tem cenas tão pesadas aí, q eu tive q selecionar as + leves pra postar (senão eu teria q botar aquele aviso de "conteúdo proibido", rs)!!!

    até pensei em fazer isso... mas infelizmente não tem como botar esse aviso numa matéria só, e eu teria q fazer isso no blog todo (q ficaria proibido pra menores de 18)!!!

    esse encadernado veio sob medida pra quem quiser ler uma HQ extrema e sem limites... disparado uma das séries + violentas do ano (junto com "The Boys 2")!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  10. "Na verdade, o criador de Conan (o escritor Robert E. Howard) era amigo de Lovecraft, eles trocavam correspondências e usavam elementos criados pelo outro em suas histórias."


    Pois é, os anos 30 foram riquíssimos pra literatura PULP....

    Conan, Lovecraft, Princesa de Marte, e diversas histórias policiais e de terror!!!

    eu costumo colecionar tudo q eu posso desse período.... e considero a obra desses 2 (Howard e Lovecraft) no mesmo patamar de qualidade. Ambos são precurssores de seus estilos narrativos!!!

    Uma pena q Howard teve uma morte prematura (com 30 e poucos anos), mas os 20 contos de "Conan" q ele deixou: mudaram e influenciaram pra sempre a literatura fantástica!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  11. "Nem vou falar nada sobre falência hahahahahahah, já tô ferrado mesmo. "


    eu tbm não tô numa situação $$$ mto folgada com tantos lançamentos importantes aparecendo toda semana (e mtos de surpresa q nem esse aí)!!!

    mas "Neonomicon" eu diria q tá no topo das minhas prioridades (junto com a republicação de "Preacher" e "Diomedes" do Mutarelli)!!!

    todo o resto fica em 2º plano pra mim, rs...

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  12. Leo, nem fala em Preacher. Eu já comprei, comprei na ligahq mesmo e agora e só esperar chegar hahahahahahah

    ResponderExcluir
  13. "Leo, nem fala em Preacher. Eu já comprei, comprei na ligahq mesmo e agora e só esperar chegar hahahahahahah "


    Opa, essa sim é uma excelente compra....

    tanto é, q vou comprar de novo e vender meu encadernado anterior da Devir!!!

    não costumo comprar gibi repetido (q eu já tenha mesmo q em outro formato).... mas Preacher é minha série favorita entre todas, e pra essa vai ter exceção sim, rs!!!

    além do mais, quero padronizar essa coleção.... e os encadernados anteriores q eu tenho são no formato livro da devir e pixel!!!

    ResponderExcluir
  14. Léo,
    Valeu pela dica !!
    Adoro qualquer coisa do Alan Moore e não vou perder essa por nada desse mundo.

    ResponderExcluir
  15. "Adoro qualquer coisa do Alan Moore e não vou perder essa por nada desse mundo. "


    Ae, Xaverico... blz???

    espero q vc tenha aproveitado tbm o relançamento de "V de Vingança" (caso ainda não tivesse a versão anterior)!!!

    tbm sou fanzasso do Moore... e tenho comprado todos os encadernados q andam saindo dele de uns anos pra cá!!!

    mas ainda falta tanta coisa pra sair ou ser relançada no Brasil:

    -Monstro do Pântano (só saiu o 1º pela Pixel - ainda faltam 5 encadernados)!!!

    -Liga Extraordinária (falta sair: "Dossiê Negro" e a última parte da trilogia q a Devir lançou agora)!!!

    -Marvelman (ou "Miracleman")

    -Promethea (saiu o 1º pela Pixel - faltam 4)

    -Top 10 (faltam 2 especiais: "49" e "Smax")


    entre várias outras obras pra editoras menores (q nem esse "Neonomicon" da Avatar)!!!

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  16. Falando em comprar tudo do Moore que saiu aqui no Brasil, me falta o vol 1 de Lost Girls e nãoa cho em nenhum lugar aqui em SP, o jeito é esperar o relançamento hahahahahahah

    ResponderExcluir
  17. "Falando em comprar tudo do Moore que saiu aqui no Brasil, me falta o vol 1 de Lost Girls"

    essa ainda é fácil achar nas lojas aqui do sul, Doug....

    mas acho difícil republicarem essa tão cedo (devido à demora q foi pra venderem - ficou anos meio encalhada nas livrarias, rs)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  18. "essa ainda é fácil achar nas lojas aqui do sul"
    Leo, me passa um link de uma livraria que tenha o vol 1 hahahahahaha
    abraços

    ResponderExcluir
  19. Acabei de ler Neonomicon e achei horrível, com um texto forçado e nada sutil. O Neil Gaiman escreve homenagens a Lovecraft sem nunca falar em Lovecraft, mas o Moore fica jogando isso na sua cara o tempo inteiro de um jeito meio que desleixado. A HQ se preocupa mais em mostrar situações grotescas e referências sexuais bizarras ao invés de contar uma história bacana. Parecia um Garth Ennis de baixa qualidade. Não recomendo.

    ResponderExcluir
  20. "Leo, me passa um link de uma livraria que tenha o vol 1 hahahahahaha"


    Ae, Doug... blz??

    manda um e-mail pra loja aqui do sul:

    tutatis@ig.com.br

    até pouco tempo eles tinham os 3 encadernados expostos na loja (e devem ter mais em estoque ainda)!!!

    boa sorte, rs!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  21. "A HQ se preocupa mais em mostrar situações grotescas e referências sexuais bizarras ao invés de contar uma história bacana. Parecia um Garth Ennis de baixa qualidade. Não recomendo."


    Ae, Andriolli... tdo bem??

    esses estilo grotesco e de sexo e violência gratuitos são meio q uma "marca registrada" da editora Avatar: pelo menos tenho notado todos eses elementos em profusão em todas as séries q tenho dela (e isso com qq escritor)!!!

    eu gostei, mas sei q essa é uma HQ q realmente não irá agradar a todos....

    porém, de todos os gibis da Avatar q eu li, o + gratuito de todos é "Calígula" (esse sim, é só excessos de todos os tipos sem roteiro nenhum basicamente)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  22. "manda um e-mail pra loja aqui do sul"
    Mandei o e-mail, vamos ver se eles tem ainda hahahahaha
    Valeu mesmo Leo

    ResponderExcluir
  23. "Mandei o e-mail, vamos ver se eles tem ainda hahahahaha
    Valeu mesmo Leo "


    Olha, má notícia, Doug....

    eu tive na loja hj e lembrei de perguntar pra dona dessa ed. 1 da Lost Girls!!!

    e ela disse q vendeu a última faz pouco tempo.... só vi a 2 e 3 mesmo!!!

    e dizer q eu perdi de comprar as 3 com descontão de 20% qdo estive em sampa ano retrasado (disso eu me arrependo).... na hora eu desisti por causa do peso (eu já tinha comprado + gibis do q podia carregar na Fest Comix, hehe)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  24. "eu tive na loja hj e lembrei de perguntar pra dona dessa ed. 1 da Lost Girls"
    Eu mandei um e-mail e me disseram a mesma coisa hahahahahahahaha
    Leo, eu fiz uma coisa parecida na comix fest no ano passado, deixei de comprar algumas coisas por causa do peso, esse ano vou de carro hahahahahahah, da minha casa até a Av. Paulista não dá 15km hahahahahahahaha

    ResponderExcluir
  25. "da minha casa até a Av. Paulista não dá 15km hahahahaha"


    bem pertinho... essa tbm é a distância da minha casa até a loja q vou toda semana!!!

    qdo estive na Fest Comix em 2010... voltei com 10kg de gibis (eu sei pq foi esse o peso na balança do aeroporto na mala onde só tinha gibis, rs)!!!

    e imagina ficar carregando isso pra lá e pra cá, né?? pesado pra caramba!!!

    a maioria desses 10kg eram de gibis do Tex q eu comprei com desconto... e alguns encadernados pesados (tipo "camelot 3000"), além de 3 bonecos articulados: Aranha, Justiceiro, e a "Espectral-Mãe" do filme Watchmen!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. E por falar em filmes baseados no universo de Lovecraft, faltou mencionar o filme espanhol "A Herança Valdemar", dividido e duas partes, com as presenças de Aliester Crowley e Bram Strocker na 1a. parte e de Cthulhu na 2a. parte. Aqui: http://www.laherenciavaldemar.com/

    E aqui: http://www.jefferson.blog.br/2010/06/mansao-valdemar-la-herencia-valdemar.html

    ResponderExcluir
  28. "E por falar em filmes baseados no universo de Lovecraft, faltou mencionar o filme espanhol "A Herança Valdemar"


    Caramba, eu não conhecia esse filme....

    muitíssimo obrigado pela dica (já vou mandar baixar)!!!

    tbm achei no Torrent o filme "Necronomicon" (anos 90)... ainda tá vindo aos poucos, mas lembro q era mto bom qdo o vi em VHS na época!!!

    Valeu mesmo!!!

    ResponderExcluir
  29. Essa HQ é boa demais. O que me incomoda é ter umas críticas chatas, dizendo que ela é mediana mas um mediano "bom" embora eu discorde totalmente porque ela é muito boa mesmo, com todo o suspense e principalmente, o Lovecraft! E tem muitas cenas pesadas de fato, mas foram ótimas também (até orgia "bissexual" tem!!). O mal dela é o de simplesmente não ter uma sequência, porque seria realmente demais. Apesar dos boatos, o que temos é só um "prequel" com o nome de "Providence".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcio... Tdo bem?

      Eu tbm achei essa HQ muito boa... E da mesma forma q vc tbm fiquei incomodado com o excesso de críticas negativas por motivos torpes ou infundados q essa história recebeu!

      A maioria do pessoal q reclamou ou detestou essa HQ, foi (segundo as próprias críticas q fizeram) pelos excessos de violência e cenas de estupro/orgia (putz, eles passariam mal então se assistissem filmes de terror nos anos 80 e 90, pois uma boa parte deles tinham cenas desse tipo). Outra coisa q eu notei é o fato de poucos dos críticos dessa HQ terem lido tbm os LIVROS do Lovecraft. Eu sou fã e colecionador dos livros dele, e achei a HQ uma homenagem sombria e dentro do espírito da obra (quem realmente leu o "Chamado de Cthulhu" deve ter adorado a HQ)!

      Só achei 1 edição pouco tbm... A HQ tinha potencial pra ter ido mais longe e até abordado outras obras do Lovecraft!

      Abs!

      Excluir
    2. A propósito, você pretende comentar de Providence por aqui? A HQ já tá na nona parte se não me engano, e eu resolvi começar a reler porque percebi logo que tava deixando passar um monte de coisa. Tem sido também um sucesso de crítica, e deve ser tanto um prequel como uma sequência (amém!) para Neonomicon. Parece que realmente o Moore trabalha com o universo de Lovecraft todo, havendo muitas referências ao escritor e tudo mais, eu mesmo me deparei com muitas e outras só fiquei sabendo pela sessão final das histórias, que já contam com um espaço próprio para isso.

      Excluir
    3. E aí, Marcio... blz?

      Sim, qdo "Providence" estiver mais perto de ser lançado por aqui (previsão pra este ano ainda) com certeza farei uma matéria especial a respeito... Até pq, tbm sou um grande fã da obra de Lovecraft!

      Aliás, num dos "Plantões" de notícias aqui do blog no mês passado até comentei um pocket recente com vários contos do Lovecraft (incluindo: "Do Além") q saiu pela L&PM com o título de: "O Medo À Espreita"... Vale uma conferida:

      http://submundo-hq.blogspot.com.br/2016/06/plantao-hq-parte-2-mercurio-homem.html

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...