16/08/2012

Joe Kubert: R.I.P. (Descanse em Paz): Fim da Guerra pro Bom Soldado.....

Joe Kubert.... um dos mais renomados artistas todos os tempos, é mais uma perda irreparável pro mundo dos quadrinhos este ano (ele se foi no último dia 12 aos 85 anos)!!!

Famoso por seu trabalho nos clássicos gibis do "Tarzan", tbm teve bastante destaque nas HQs de guerra:  "Sgt. Rock" e "Às Inimigo".... além de várias outras contribuições pra DC ("Gavião Negro") e até mesmo em "TEX Gigante" (com a história: "Os 4 Assassinos")!!!

Confira algumas imagens de sua arte e obra.....

Joe Kubert ficou marcado por histórias de guerra..... e era bom nisso, já q foi um dos criadores do "Sargento Rock" em 1959 (um dos melhores gibis de guerra - e q teve alguns encadernados lançados nos últimos anos com material clássico pela extinta Ópera Graphica e um da Panini com um arco atual e inédito do Sgt. Rock lançado em 2009)!!! 

A Ópera tbm lançou uma coletânea de histórias clássicas do piloto alemão "Às Inimigo": outro personagem de guerra bastante conhecido por quem curte o gênero (veja nas capas logo abaixo)!!! 

O artista tbm é criador do "Soldado Desconhecido": um combatente desfigurado q mantém o rosto enfaixado e q possui uma série recente e  inédita no Brasil pelo selo Vertigo!!! Mas nem só de guerra vivia Kubert, e ele tem uma vasta lista de contribuições pra Marvel e DC: "Batman P&B", "Superman", "Crise Final", "Batman de Stan Lee", "Hulk" (em uma fase publicada na revista "Marvel 99"), e mto mais.... sendo um artista em plena atividade até pouco antes de sua morte (ocasionada por um tipo de câncer)!!!

O "Tarzan".... de Joe Kubert, tbm é considerada uma das melhores fases do personagem nos quadrinhos.Tendo 2 encadernados publicados recentemente pela Devir (q trazem material q já havia saído aqui no Brasil pela Ebal) "Tarzan" pode ter perdido atualmente a imensa popularidade q já teve em tempos idos (até meados dos anos 70, "Tarzan" era o supra-sumo da programação da TV), mas a arte de Kubert no personagem impressiona até hj pelo realismo e ferocidade nas cenas de selvageria e brigas na selva!!!

"Gavião Negro".... é outro personagem q deve mto à Kubert, tendo suas origens trabalhadas pelo artista (q tbm atuou na criação/reformulação de personagens importantes da mitologia dos gaviões: Katar Hol e Shayera - A "Mulher-Gavião")!!!

Kubert tbm fundou (nos anos 70) uma renomada escola de arte e histórias em quadrinhos nos EUA, responsável pela formação de diversos artistas das últimas gerações. Em suma, uma grande perda pra 9º arte nos mais diversos patamares.... q descanse em paz!!!

Até+

4 comentários:

  1. Realmente Léo... É uma perda!

    Não tinha a dimensão do trabalho do Kubert! Realmente alguém que contribuiu muito para os quadrinhos!

    Acho muito importante e necessárias as matérias a respeito dos grandes dos quadrinhos pois nos dão a densidade histórica desse segmento de arte que tanto gostamos: a 9a arte. E isso é importante para que novos leitores percebam como esse segmento possui uma história rica, cheia de curiosidades e profissionalismo!

    Parabéns pela matéria e iniciativa!!!

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  2. Mais um gênio da nona arte que vai embora, só que ele nos deixa com suas obras inesquecíveis, ainda bem que temos os alunos de Joe Kubert propagando a arte do mestre daqui em diante, matéria excelente.

    ResponderExcluir
  3. "Não tinha a dimensão do trabalho do Kubert! Realmente alguém que contribuiu muito para os quadrinhos!"


    Verdade, Marcelo...

    às vezes a gente só passa a valorizar mais o artista depois q já é tarde mesmo. Me arrependo agora por exemplo, de não ter comprado os encadernados do "Tarzan", "Sgt. Rock", e "Às Inimigo".... q saíram pela Devir e Ópera Graphica!!!

    com Moebius foi a mesma coisa.... sempre respeitei o cara e tal, mas foi só depois q ele morreu q eu fui atrás de comprar as melhores históiras dele (aí cofrei o "Incal" e a "Garagem Hermética"!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. "Mais um gênio da nona arte que vai embora, só que ele nos deixa com suas obras inesquecíveis,"


    Pois é...

    bem q a Panini poderia ser + adepta de fazer tributos póstumos aos artistas, né??

    falo isso, pq um encaderado do "Gavião Negro" do Kubert seria uma boa pedida se saísse hj (ainda mais q é um material raríssimo q acho q só saiu aqui pela Ebal)!!

    Valeu!!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...