10/11/2012

"A Liga Extraordinária - Séc. 2009": Harry Potter é o Anticristo na 3º Parte da Saga q Chega ao Brasil....

Finalmente chega ao Brasil a 3º e última parte da trilogia da "Liga Extraordinária" de Alan Moore iniciada pela Devir com: "Séc. 1910" e "Séc. 1969"!!! Agora  a trama é ambientada em 2009, e a Liga (formada por grandes personagens da literatura clássica) se depara com o "Anticristo" em pessoa: "Harry Potter"!!!

Essa polêmica edição (de grande repercussão e controvérsia ao redor do mundo) é um lançamento da Devir.... e será publicada aqui em 2 versões: capa-dura (custando R$ 48) e capa-cartonada (R$ 36)!!!

Confira abaixo maiores detalhes dessa edição e sobre a bombástica reveleção do Anticristo.....

Faz todo o sentido no universo da "Liga Extraordinária" criado por Alan Moore.... q a personificação do demônio seja o bruxinho-xarope: "Harry Potter". Pois a equipe da Liga é formada por personagens clássicos da literatura: Mina Murray (A mocinha do livro "Drácula" de Bram Stoker), Alan Quatermain (o aventureiro de "As Minas do Rei Salomão"), e Orlando (do livro de mesmo nome de Virgína Woolf)... entre outros personagens q já morreram ou sumiram no decorrer da série!!!

Assim, é compreensível q diante de tantas obras-primas consagradas q serviram de referência pra Alan Moore.... o autor considere "Harry Potter" uma influência maligna/demoníaca pra literatura atual (e com razão, a começar pelo fato desse personagem ser um plágio do feiticeiro-mirim: "Tim Hunter" da série "Livros da Magia" da linha Vertigo)!!!   

O nome do "Anticristo" não é mencionado na história..... mas fica óbvio de qq forma dentro da lógica narrativa da trama, onde várias pistas e referências da cultura popular são deixadas ao leitor conforme a época em q cada encadernado se passa: 1910, 1969, e agora: 2009!!! Uma curiosidade bizarra é q o "Anticristo" aqui usa como "varinha mágica" o próprio pênis (q solta raios letais). Alan Moore deve ter "fumado todas" pra ter essas idéias psicodélicas, rs!!!

No Brasil.... a 1º mini-série da Liga foi publicada em 3 ed. pela extinta Editora Pandora, e em seguida foi reunida em uma versão encadernada pela Devir (incluindo vários extras), até q a Panini relançou em 2010 um encadernado de luxo em capa-dura contendo esse 1º arco!!! Mas a série continuou num 2º Vol. publicado 1 única vez aqui no Brasil pela Devir (em 2004). Nele, a Liga volta a se unir pra enfrentar uma ameaça de outro mundo: É a "Guerra dos Mundos" (do livro de H.G. Wells)!!! Já o 3º Vol. da Liga: "O Dossiê Negro" permanece inédito no Brasil devido a problemas com direitos autorais sobre alguns personagens q aparecem na trama e foi impedido de ser editado fora da Inglaterra (pelo menos até resolverem essa burocracia q envolve até o personagem "James Bond - 007")!!!

Não bastasse toda essa confusão com o "Dossiê Negro"..... Alan Moore (q sempre teve pouca tolerância pra lidar com os editores - e com razão, diga-se de passagem) quebrou o pau com a DC - q era dona da editora (ABC) q publicava a série - e levou seus personagens da Liga Extraordinária pra "Top Shelf" (editora independente e sem vínculos com a DC). E é esse novo material da "Top Shelf" q tem saído pela Devir aqui no Brasil, com 2 encadernados já lançados: "Século: 1910" e "1969" (e agora este 3º - "Séc. 2009" - q fecha a nova trilogia)!!!

Porém, o final desta trilogia não significa o fim da série.... pois a próxima história da Liga já foi anunciada e será um especial com a filha do "Capitão Nemo" (confira a capa abaixo no final da matéria) e q se passa em 1925. Leia mais sobre a Liga neste LINK: "A Liga Extraordinária": Um Século de Aventuras!!!

Até+

17 comentários:

  1. LEO,

    que ótima notícia vc me traz!

    E claro que não precisamos do nome do "maguinho" para saber de quem se trata. Aliás, no último volume da liga não precisamos saber que "aquela banda de rock" eram os Rolling Stones.

    Abç!

    ResponderExcluir
  2. Essas postagens são boas para divulgar esse excelente material. Infelizmente, muita gente associa A Liga com aquela adaptação cinematográfica sebosa e desiste de ler a obra.

    ResponderExcluir
  3. LEO, um complemento: a Pandora também publicou um edição integral do primeiro arco. E isso deu um barraco grande, pois, quando fez isso, a Devir já havia adquirido os direitos de publicação. Acho que vc conhece os boatos. Ainda hoje se fala muito sobre esse imbróglio envolvendo o editor Maurício Muniz. No geral, sempre gostei do trabalho desse cara, que nos trouxe tantos títulos bacanas por preços razoáveis.

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Kleiton....

    sim, eu não quis me estender mto nesse lance da Pandora pq já passou 1 década desses eventos e pro foco da matéria acima não faria diferença entrar nesses detalhes!!! Mas realmente, é sabido q a Pandora editava vários títulos PIRATAS (sem direitos autorais pra publicação)... o q aliás, deve ter sido a razão do seu fechamento súbito!!!

    particularmente falando, eu não me importava de comprar gibi pirata da Pandora... pois pelo menos ela publicou mta coisa q eu queria ler, a começar pela fase clássica do JUÍZ DREDD (q nenhuma outra editora se dignou a publicar)!!!

    não vou defender a pirataria... mas tbm eu seria um hipócrita se dissesse q fiquei feliz com o fim das publicações piratas do Juíz Dredd e outros títulos raros da 2000 AD q a Pandora publicava!!!

    qto à LIga...

    esse é o problema de qq filme de merda q fazem baseado em quadrinhos... pois se a porcaria fracassa ou for ruim aos olhos do público, o gibi fica com má fama por tabela!!!

    e um gibi mal visto... é um gibi q dicilmente encontra espaço no mercado: vide o 4Fantástico, q tbm teve 2 imundices de filmes e hj a Panini não se arrisca a publicar mais nada da equipe (nem uma 2º Biblioteca ao menos)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  5. Alan Moore + Liga extraordinaria, compra mais que garantida e eu que achei que esse ano não ia sair mais nada legal hahahahahahah
    A falência chega cada vez mais perto, se eu for fazer as contas o quanto eu gastei de quadrinhos esse ano já deve ter passado dos R$ 3000 hahahahahahahahahah

    ResponderExcluir
  6. "Alan Moore + Liga extraordinaria, compra mais que garantida e eu que achei que esse ano não ia sair mais nada legal hahahah"


    E olha q ainda tem mais coisa pra sair, viu??

    agora a pouco recebi uma notícia de q "PREACHER Vol. 2" já entrou em pré-venda da Livraria Cultura (por R$ 67)!!!

    ou seja.... ainda tem chão pela frente até o final do ano e mta coisa pode rolar de surpresa nas próximas semanas!!!

    essa da Liga tbm é COFRE certo pra mim, só q vou pegar a versão econômica de capa-cartão (qq troco q eu economize já é lucro, hehe)!!

    e falando em $$$... prefiro nem fazer esse cálculo de gastos durante o ano, ainda mais com tanta coisa atrasada na fila q eu ainda não consegui comprar, rs!!

    ResponderExcluir
  7. leo até quando a panini vai ficar enrolando o homem de ferro? aposto que o proximo exemplar sera o do thor pois isso ja sta 1 palhaçada não?

    ResponderExcluir
  8. Fala Leo blz ?
    Vai uma dica ai pro pessoal

    Hip Flask - Editora Nemo apenas 29 reais porem é edicao em capa mole e nao capa dura!
    http://www.fastbooks.com.br/94/quadrinhos/331893/hip-flask

    Abs
    Yegor

    ResponderExcluir
  9. continuou num 2º Vol. publicado 1 única vez aqui no Brasil pela Devir (em 2004). Nele, a Liga volta a se unir pra enfrentar uma ameaça de outro mundo: É a "Guerra dos Mundos" (do livro de H.G. Wells)!"

    Oi Leo, fico só nos gibis infantis e vejo quanta coisa legal vc divulga. Venho aqui para aprender, conhecer e aos poucos, experimentar. Guerra dos Mundos de H.G. Wells é fantástico e qqr adaptação ou referência nos quadrinhos pode dar muito certo. Gostaria de ler este vol 2 da Liga. Abs.

    ResponderExcluir
  10. "leo até quando a panini vai ficar enrolando o homem de ferro? aposto que o proximo exemplar sera o do thor pois isso ja sta 1 palhaçada não?"


    Ae, Platinun... blz??

    a distribuição dessas miniaturas da panini já virou uma ZONA mesmo, hein?? Eu até tô esperando pra comentar isso só depois q tiver em mãos essa miniatura do HDF!!!

    chegou a da "Tempestade" em sampa... e nela, vem um aviso dizendo q a do Homem de Ferro foi reprogramada (de novo) pro dia 15 deste mês. Ou seja: oficialmente é pra sair ainda esta semana (só quero ver, hehe)!!!

    pior q essa bagunça toda da panini avacalhou minhas reservas... e a cada palhaçada dessas eu tenho q renovar a reserva pra não ficar sem as q mudaram de ordem!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  11. "Hip Flask - Editora Nemo apenas 29 reais porem é edicao em capa mole e nao capa dura!"


    Valeu pela dica, Yegor....

    só acho q esse site deve ter errado a informação sobre ser capa-mole, pois essa ed. da Nemo só teve versão em capa-dura mesmo!!!

    pra mim, foi erro de digitação deles... mas seja como for, o preço tá ótimo e tudo indica q seja a versão capa-dura mesmo por 29 pila!!!

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  12. "Guerra dos Mundos de H.G. Wells é fantástico"


    Concordo plenamente, Paulo...

    "Guerra dos Mundos" é um dos melhores livros de sci-fi q eu já li. E nesse gibi da Liga, a equipe enfrenta essa ameaça marciana e ajuda a salvar o mundo.

    o legal nos gibis da Liga é q o autor mistura vários livros... esse aí q eu falei, começa em marte com os personagens do livro "A Princesa de Marte" (q foi adaptado este ano no filme: "John Carter" - uma produção da Disney)!!!

    e podes crer q ficou uma adaptação mto boa... os gibis da Liga Extraordinária são magníficos (mto superiores ao filme q fizeram e q não faz jus à genialidade contida nos gibis do Alan Moore)!!!

    Valeu mesmo, Paulo!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  13. É engraçado como você pega títulos que eu jamais sonharia em conhecer e escrever sobre eles de uma forma que de repente dá mesmo vontade da gente querer. Acho que você deve ter alguma "varinha mágica muito boa" pra enfeitiçar a gente, pois esse título nunca me passou pela minha cabeça justamente por causa daquele filme bem bobinho daquela vez. Mas lendo, lembrei que o próprio Kleiton me recomendou conhecer um pouco do material de Alan More e agora você me fez ter vontade de conhecer esse aí.

    Não vou em brincar que você deve estar tirando um graninha pra enfeitiçar a gente com essas textos lombriguentos porque, na última vez que fiz isso "naquele site" de vendas de gibis, você viu o rolo que deu...rsrsrs... mas seus textos batem de mil a zero, comprando com alguns outros lugares que às vezes acabo lendo por aí.

    Acho que alguém devia investir em você, pois essa sua liberdade em escrever é algo mágico. Transforma algo que passaria batido em um produto imperdível! Ah, ah, ah, ah!

    Você manda muito bem! Se eu tiver problemas com compras a mais de HQs um dia, já sei quem vou responsabilizar por isso como desculpa do meu descontrole financeiro...rsrsrsrs... Está difícil, cada vez mais, me manter no controle. Você parece o diabo!!!

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  14. Brigadão mesmo por ter curtido a matéria, Fabiano!!!

    só q eu nem mereço tanto crédito assim... já q essa última safra de HQs q andam sendo lançadas é q tem sido tão boa q qq coisa q a gente escreva já dá vontade de ler o material, hehe!!!

    e nem precisa gastar os tubos com esses gibis q eu comento aqui... pois eu sempre recomendo as histórias em si. Já a forma como leitor vai lê-las aí cabe a cada um: q pode comprar o material impresso ou até baixar na internet (eu geralmente utilizo os 2 métodos em iguladade, rs)!!!

    é claro q sempre vou preferir o gibi no papel... mas nem sempre isso será possível, já q mta coisa q eu leio está fora do meu alcance monetário $$$ hehe!!!

    porém, é apenas sorte de estarmos com tanto material bom sendo lançado... pois qdo tem merda à vista eu tbm falo mal na mesma proporção, rs!!! (Espera só pra ver a matéria q irei fazer pra "Holy Terror": o PIOR gibi q li este ano - só vou esperar sair nas lojas pra postar a matéria, mas já te adianto q essa não recebeu nenhum elogio da minha parte, hehe)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  15. Já tõ curioso!!

    ResponderExcluir
  16. Achei exagero todo esse preconceito com Harry Potter. Não da parte do Alan Moore, mas de quem escreveu a postagem.

    O próŕio autor de Tim Hunter já falou que não apoia a idéia de que Harry Potter é plágio de Tim Hunter.

    Sou fã de hqs, mas não vou ficar aqui concordando feito um idiota. Tenho minha própria opinião e segundo ela, Harry Potter é uma ótimo obra literária. Me parece que algumas críticas surgem só porque o material é famoso e falar mal é muito fácil.

    Sem ofensas, apenas dando minha opinião.

    ResponderExcluir
  17. "Sem ofensas, apenas dando minha opinião."


    Fique tranquilo qto à isso, pois aqui o debate é livre. E pode ter certeza q eu respeito sua opinião tbm... q está registrada aí acima, blz?

    só queria deixar claro q da mesma forma q vc expôs a sua opinião a respeito do personagem... eu tbm só expus a minha no texto da postagem. Mesmo q as nossas opiniões pesosas sejam contrárias, eu respeito o seu direito à livre opinião (ninguém é obrigado a concordar com nada q eu escrevo, pois não sou dono de nenhuma verdade e meus textos refletem apenas minhas opiniões pessoais - com as quais muitos podem concordar e tbm discordar, é claro)!!!

    eu realmente não gosto de Harry Potter, mas isso nada tem a ver com o sucesso (inegável) da série... pois "Sr. dos Anéis" tbm é uma obra famosa e de imenso sucesso comercial e eu sempre elogio os livros de Tolkien e os filmes do Peter jackson (ou seja: críticas positivas ou negativas, da minha parte ao menos, nada tem a ver com o sucesso ou fama de determinada obra)!!!

    e sobre as acusações de plágio.... isso foi um caso q se desenrolou em processo na justiça na época (e q foi amplamente divulgado nas redes sociais lá por volta de 2004/2005). Q eu saiba, foi feito um "acordão" entre ambas as partes pra q o caso fosse encerrado!!! Até mesmo pq, a Warner (produtora dos filmes de Harry Potter) é dona da DC (q publica os "Livros da Magia")... é natural q um acordo entre os autores do livro e dos gibis fosse a melhor solução comercial pra empresa q detém os direitos de ambas as obras!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...