06/11/2012

"Hellboy": Os Encadernados do Demônio Detetive no Brasil.....

"Hellboy"..... É (literalmente) um demônio invocado do inferno pelo mago Rasputin (aliado dos nazistas durante a 2º Guerra Mundial - cujo objetivo era trazer o apocalipse à Terra). Mas Hellboy mostrou-se gente boa ao ser criado por um professor ligado à uma agência de investigação de fenômenos paranormais, na qual o demônio atua como detetive e caçador de vampiros, fantasmas, bruxas, lendas urbanas, e outras criaturas bizarras!!!

Nesta matéria, veremos a cronologia do personagem em suas várias publicações no Brasil (onde parece ter um público fiel - q se reflete nas dezenas de encadernados e especiais já lançados por aqui). O sucesso dos 2 filmes de Hellboy (e um 3º a caminho) alavancou ainda mais a publicação da série, q conta hj até com edições luxuosas!!!

Confira abaixo as capas e o listão de encadernados e especiais do capeta....

Criado pelo artista Mike Mignola (pronuncia-se: "Minhóla", rs) no início dos anos 90.... "Hellboy" logo tornou-se um dos maiores fenômenos do quadrinho alternativo ao gerar produtos e tranqueiras tipo: bonequinhos, camisetas, canecas, bottons, filmes, desenhos animados, e até ímãs de geladeira (q eu já vi pra vender na Fnac). Um sucesso comercial mto raro de se ver em gibis do (restrito) circuito alternativo!!! Sua estréia nos gibis foi numa ed. da série "Next Men" (de John Byrne) - anunciada pela Mythos pra ser publicada pela 1º vez no Brasil em breve!!!

No mercado nacional, "Hellboy" vem sendo publicado há anos em diversas ed. especiais, mini-séries e encadernados. E vou tentar listar aqui uma cronologia lógica pra facilitar a quem quiser acompanhar as aventuras do anti-herói (q eu ando lendo por scans, mas pretendo continuar comprando os encadernados tbm):

A Mythos lançou a excelente coleção luxuosa (em capa-dura): "Hellboy - Edição Histórica" q já teve 5 encadernados até o momento (sendo q o Vol. 1 foi relançado mês passado). Assim, temos: "Hellboy Vol. 1 - Sementes da Destruição" (q encaderna a 1º mini-série com o personagem), "Vol 2 - O Despertar do Demônio", "Vol. 3 - O Caixão Acorrentado" (coletânea de histórias curtas q incluem: "O Gigante Infernal" e "Os Lobos de Santo Augusto", entre outras já publicadas aqui), "Vol 4 - A Mão Direita da Perdição" (q explica o fato de Hellboy ter uma manopla de pedra - q na verdade é uma chave pra libertar poderosos demônios de outra dimensão), e o "Vol. 5 - Máscaras e Monstros" (q traz um crossover entre: "Hellboy-Batman-Starman", além de um encontro com a heroína "Ghost")!!! Todas essas 5 ed. saíram em capa-dura e em ordem cronológica!!!

A partir dessas 5 edições de luxo listadas acima..... já é possível continuar a coleção com os demais encadernados q saíram em formato + econômico (capa-cartonada) e q dão seguimento à série. São eles: "O Verme Vencedor", "Contos Bizarros" 1 e 2, "Paragens Exóticas", "A Bruxa Troll", "O Clamor das Trevas", "A Capela de Moloch/O Vigarista", "A Noiva do Demônio", e "Caçada Selvagem"!!! Pronto: essa seria a coleção completa de Hellboy (até o presente momento no Brasil)!!!

Até poucas semanas atrás eu não tinha lido nada do Hellboy.... mas me empolguei com o relançamento do Vol. 1 da Ed. Histórica ("Sementes da Destruição") e agora comecei a ler todos os scans enquanto não relançam o Vol. 2 (q parece estar esgotado tbm). Confesso q eu não esperava q a série fosse tão boa, mesmo eu já tendo assistido os 2 filmes e achado ambos excelentes!!! Mas os gibis de Hellboy são ainda mais sinistros e com roteiros q prendem a atenção e fazem o leitor querer continuar lendo mais e mais aventuras q misturam até referências à grandes clássicos da literatura de horror (Alan Poe e Lovecraft, por exemplo)!!!

Os gibis de Hellboy tbm foram premiados várias vezes com os mais importantes troféus da indústria: o cobiçado prêmio "Eisner" e o "Eagle Awards" (só pra citar os principais). Mas como nem tudo são flores.... a série já foi mto criticada e atacada por instituições e fanáticos religiosos: q não vêem com bons olhos o fato de um demônio se tornar um personagem popular na mídia e causar influência sobre os jovens (o q eu acho uma puta hipocrisia considerando o "Telhado de Vidro" das instituições q atiram as pedras)!!! Mas enfim.... pra quem tiver a mente aberta e souber apreciar uma HQ de qualidade sabendo diferenciar o bem e o mal e o certo do errado: "Hellboy" é sem dúvida uma das melhores séries sendo produzidas atualmente!!!

Até+

63 comentários:

  1. Desses ai tenho dois. Aproveito o espaço amigo para lembra-lo em fazer uma matéria caprichada sobre a ultima edição de Y, pois esse merece. Também para dar um puxão de orelha na Panini, que publicou a ultima edição de Constantine Origens com folhas repetidas, pelo menos umas cinco eu contei, apartir da folha 65. Sacanagem.

    ResponderExcluir
  2. "Desses ai tenho dois. Aproveito o espaço amigo para lembra-lo em fazer uma matéria caprichada sobre a ultima edição de Y"


    Brigadão pela sugestão da matéria sobre "Y"....

    já tenho a capa dela q será um dos destaques da próxima matéria sobre "Lançamentos" de novembro aqui no blog (só tô esperando as editoras menores me mandarem seus checklists e capas pra eu concluir essa matéria, rs)!!!

    mas "Y" merece uma matéria individual depois sim... o único problema é q ainda tô na metade da série e com tanta coisa pra ler não tenho conseguido avançar mto nessa (mas vou agilizar a leitura pra produzir uma matéria sim, até pela importância de finalmente terem concluído a saga)!!!

    qto ao "Hellblazer 4".... será q não foi um lote defeituoso? pois a minha ed. veio certinha e sem pág repetidas. Sugiro q vc tente destrocar essa edição na banca, q é obrigada a trocar em caso de defeito!!!

    Depois q eu comprei um encadernado de luxo (Camelot 3000) com pág faltando e outras repetidas, eu sempre conto agora pág. por pág de cada gibi q eu compro, hehe!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Ótima matéria, LEO. Gostei muito, pois só conheço o hellboy pelos filmes e achei bacana conhecer mais sobre ele nos gibis tbm. Pena q aqui no interior onde moro nunca vem esses gibis q eu acabo tendo q comprar pela internet.
    Mas eu acompanho teu blog já faz uns meses e queria te fazer umas perguntas q eu espero q vc não se importe em responder. Se não quiser responder, não precisa, mas eu vou perguntar pq acharia interessante saber seu ponto de vista a respeito. 1) Vc tem religião? acredita em Deus? já leu a Bíblia? o q pensa sobre tudo isso?

    abração, e continue com essas matérias completas sobre diversos gêneros de hqs.

    ResponderExcluir
  4. HELLBOY É OBRIGATÓRIO!

    ResponderExcluir
  5. qto ao "Hellblazer 4".... será q não foi um lote defeituoso? pois a minha ed. veio certinha e sem pág repetidas. Sugiro q vc tente destrocar essa edição na banca, q é obrigada a trocar em caso de defeito!!!


    Valeu pela sugestão amigo.

    ResponderExcluir
  6. "Vc tem religião? acredita em Deus? já leu a Bíblia? o q pensa sobre tudo isso? "


    Obrigado por estar acompanhando o blog, seja sempre bem-vindo a participar!!! vou responder sim às suas perguntas, pois não tenho problema em falar desses assuntos...

    Não tenho religião nenhuma (nem nunca terei). Mas não sou ateu, eu diria q sou algo mais próximo de "Agnóstico" (ou seja: sou um pesquisador/estudioso e acredito naquilo q pareça ter uma certa lógica científica e plausível pra mim).

    Acredito q exista uma força criadora de todo o universo, mas não q essa força seja algo semelhante à qq deus descrito em religiões q eu conheça. Mas deve haver algo sim q seja responsável pela nossa existência e (principalmente) pela nossa consciência (essa sim, dificilmente viria através de poeira cósmica, rs)!!!

    Já li a Bíblia, inclusive uma versão ilustrada em quadrinhos lançada nos anos 70 (mto boa por sinal). Mas pra mim são apenas belos contos escritos pela mão do homem. Inclusive existem provas de q mtas das histórias bíblicas são cópias de lendas mais antigas vindas do Egito (de milênios antes). Isso são fatos constatados e reconhecidos nas melhores faculdades (pois não tem como negar evidências registradas há mais de 3.000 anos antes da Bíblia ser escrita)!!!

    o q eu penso sobre tudo isso... é q cada um deve pesquisar por si próprio todas as possibilidades documentadas em livros, estudos científicos, e vídeos mostrando descobertas e relatos sobre as origens das religiões e dos deuses. Formar uma opinião própria através dos estudos e pesquisas individuais sem depender do q dizem instituições q tem seus próprios interesses... é o q eu acho q seria o correto pra cada um (mas é só minha opinião pessoal, diga-se de passagem)!!!

    Aproveitando... recomendo o documentário: "Zeitgeist", q tem pra baixar (com legendas) na internet e apresenta de forma resumida e prática toda a verdade sobre o surgimento dos deuses ao longo dos séculos!!! vale a pena uma olhada nesse documentário... e depois, cada um q tire suas conclusões a respeito, rs!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. "Valeu pela sugestão amigo."


    De nada, Marcelo...

    é o q eu faria tbm (destrocar a ed. defeituosa)!!!

    só vale lembrar q vc tem menos de 20 dias pra fazer isso, pois esse é o prazo de recolhimento dessa ed. nas bancas daqui, blz??

    Abs!!!


    ResponderExcluir
  8. "HELLBOY É OBRIGATÓRIO!"


    Concordo...

    uma pena q eu descobri isso tarde demais, e hj tô tendo dificuldades em encontrar todas as ed, hehe!!!

    ResponderExcluir
  9. Po, leo, eu não sou lá um grande fã de scans. Prefiro ter o livro em mãos durante a leitura. Faz um tempo que venho tentando começar a coleção dos encadernados de Hellboy mas as primeiras edições esgotadas sempre foram um impedimente.
    Não sabia que o primeiro volume foi lançado e ja vou correr na busca pelo meu e adquiri-lo e, enfim, começar a ler essa trama que me desperta tanto interesse pelos filmes que vi.

    Ótima matéria. Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Saudações, amigo! Tenho tudo do Hellboy que saiu no Brasil e tenho que dizer que vc se equivocou um pouco com a ordem cronológica do Hellboy no Brasil:

    A Ordem correta seria:

    - as 5 edições históricas
    - um minissérie em 2 partes lançadas pela panodra books entre hellboy e dragon e que ainda não foi relançada pela mythos!
    - o verme vencedor
    - paragens exóticas
    - a feitceira troll
    - clamor das trevas
    - caçada selvagem
    - a capela de moloch / o vigarista
    - a noiva do demônio

    depois temos as especiais:

    - contos bizarros 1 e 2 que não interferem cronologicamente (nem fazem parte da cronologia diretamente)
    - BPDP 1 e 2 que em interferência cronológica, mas que só saiu 2 no Brasil, infelizmente
    - Abe Sapien - os Afogados
    - Goon, o Casca Grossa, com um crossover com Hellboy

    E gostaria de saber de onde vc tirou a notícia de novo encadernado de hellboy se podia me mandar o link!

    ResponderExcluir
  11. esqueci de mencionar que algumas edições foram publicadas no Brasil fora da ordem cronológica!

    ResponderExcluir
  12. "Po, leo, eu não sou lá um grande fã de scans. Prefiro ter o livro em mãos durante a leitura."


    Eu tbm prefiro mil vezes o gibi impresso do q na tela do PC, Marcelo...

    mas nem sempre isso é possível, e no caso do Hellboy recém consegui o 1º encadernado (q foi relançado pela Mythos e já tá nas lojas). Mas o 2º da Ed. Histórica tá esgotado e não quis seguir comprando sem tem o Vol. 2 antes!!! Aí apelei pros scans mesmo...

    mas pretendo seguir comprando as ed. de luxo assim q relançarem o Vol. 2 (q eu espero q relancem mesmo)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  13. "Saudações, amigo! Tenho tudo do Hellboy que saiu no Brasil e tenho que dizer que vc se equivocou um pouco com a ordem cronológica do Hellboy no Brasil"


    E aí, Marcos... tdo bem??

    na verdade eu segui a ordem dos encadernados conforme consta na Wikipédia (a data exata dos lançamentos aqui no Brasil eu não sei mesmo, pois comecei a colecionar pelas Ed. Históricas e só depois de avançar nelas é q irei partir pra esses outros em capa-cartonada)!!!

    mas te agradeço mesmo pela sequência correta.... pois na Wikipédia não puseram as datas dos encadernados!!

    esses crossovers com Savage Dragon e Goon... eu deixei de lado mesmo, pois a idéia aqui era focar nas sagas principais e importantes da série regular do Hellboy (sendo q na prática nem o Vol. 5 da Ed. Histórica seria essencial, pois são apenas crossovers meia-boca q podem ser pulados sem perda pro entendimento da trama central da série)!!!

    normalmente eu tenho uma certa aversão à crossovers, rs... e minha idéia é pegar só as 4 primeiras Ed. Históricas e seguir depois com os encadernados principais q dão continuidade à trama (eu pularia tbm os 2 de "Contos Bizarros")!!

    Valeu mesmo!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  14. "E gostaria de saber de onde vc tirou a notícia de novo encadernado de hellboy se podia me mandar o link!"


    Oi, Marcos...

    eu reli todo o texto de novo pois não me lembrava de ter comentado sobre um novo encadernado de "Hellboy"... mas acho q vc está se referindo à "Next Men", não é??

    esse foi anunciado oficialmente pela Mythos no começo do ano e eu já havia postado aqui no blog numa matéria de MAIO junto com vários outros lançamentos. O LINK é este:

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2012/05/lancamentos-em-breve-morte-do-cap.html

    o q acontece é q a Mythos atrasou tudo q foi divulgado aí... mas na semana passada reafirmaram 2 deles pra 2013: "O Viajante" (de Stan Lee) e "Anjo Caído" (de Peter David). Não falaram mais de "Next Men", mas creio q deva ter sido reprogramado pro ano q vem junto com esses 2 aí e a "Cripta 3"!!!

    mas vale lembrar q a 1º aparição de "Hellboy" só ocorrerá mesmo no Vol. 3 de "Next Men" (sendo q o prometido foi o Vol. 1 - aí teremos q torcer pra vender bem e chegar até o 3, rs)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  15. Uma obra prima de um grande artista. Mignola é muito competente. Comprei, aos poucos, a coleção histórica.

    Achei os preços elevados para as épocas em que foram lançados os encadernados HC. Mas queria muito ter aqueles volumes.

    Desisti das brochuras da mythos em razão dos preços elevados e do acabamento que, aos poucos, se arrebenta.

    Atualmente, estou procurando um boneco do personagem que seja bem feito e com preço "justo"!

    Gostei desse apanhado de publicações que vc elaborou!!!

    ResponderExcluir
  16. "Atualmente, estou procurando um boneco do personagem que seja bem feito e com preço "justo"!


    eu tenho a foto de um boneco do hellboy q eu to guardando pra uma futura postagem sobre action figures de personagens alternativos. É a melhor q eu já vi, ele vem até com um sobre-tudo de tecido e armas!!!

    qto aos encadernados...

    comecei agora com o Vol. 1 da Ed. Histórica, mas tive azar de o Vol. 2 já estar esgotado. Mas acho q republicam esse depois (ainda mais com o 3º filme em produção)!!!

    Abs!!!


    ResponderExcluir
  17. Ótima matéria, só conhecia o Hellboy pelos filmes e de uma lida por cima de algumas edições dos quadrinhos.

    Acho o Hellboy um ótimo personagem e reza a lenda que ele foi a melhor coisa dos anos 90 dos quadrinhos.

    Uma pena a Mythos lançar as histórias de um personagem com apelo tão forte por um preço tão salgado e com uma periocidade tão irregular, lembro que vc falou do relançamento dessa Edição Histórica no meio do ano e só lançaram recentemente, essas editoras, tsc tsc.

    Flws

    ResponderExcluir
  18. "Acho o Hellboy um ótimo personagem e reza a lenda que ele foi a melhor coisa dos anos 90 dos quadrinhos."


    Pra mim o melhor gibi dos anos 90 é disparado o "Preacher" (esse aliás, é um dos TOP 5 entre os melhores q eu já li em toda minha vida)!!!

    no geral eu achei os anos 90 a PIOR década pros quadrinhos entre todas q eu já vivi (sendo q eu atravessei os anos 70, 80 e 2000 tbm).... e pouquíssima coisa se salva nos 90!!!

    "Hellboy" sem dúvida é MUITO acima da média entre tudo q saiu nos anos 90.... se HOJE já é uma excelente leitura, numa década de "Massacre Marvel" e "Superman Elétrico", hellboy era algo fora do comum mesmo, rs!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  19. Comprei os meus encadernados do Hellboy esse mês o volume 1 na comix e o 2 e 3 em um sebo em Osasco, muito bom

    ResponderExcluir
  20. "Comprei os meus encadernados do Hellboy esse mês o volume 1 na comix e o 2 e 3 em um sebo em Osasco, muito bom"


    Q sorte a sua em ter conseguido o Vol. 2... esse tá dificílimo de se achar, e acho q terei de esperar uma republicação dele!!!

    por enquanto tenho só o Vol. 1 mesmo... q eu achei sensacional!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  21. Fala ae cara. Eu sei que não é meio ortodoxo isso mas você saberia aonde tem os volumes de Hellboy para ler na internet? Pode ser em inglês mesmo. Abraçoss

    ResponderExcluir
  22. "Eu sei que não é meio ortodoxo isso mas você saberia aonde tem os volumes de Hellboy para ler na internet?"


    E aí, Gabriel... blz?

    o nome "Submundo" não foi escolhido à toa, rs: e a proposta aqui sempre foi ser um blog "marginalizado": sem rabo-preso com editoras (ou anunciantes) e com algumas trangressões de vez em qdo, hehe!!!

    Assim sendo... vou te passar este LINK aqui com boa parte da coleção compelta do Hellboy (e em português):

    http://www.coringa-files.com/2010/02/hellboy-1997-2008.html

    Bom proveito, hehe...

    depois diz aí oq achou, blz?

    Abs!!

    ResponderExcluir
  23. Fala Leo, beleza?

    Acabei de ler seu post sobre hellboy e gostei muito!!
    Sou um grande fã do Hellboy graças a minha namorada que me apresentou ele.
    Passei aqui só pra falar que já saiu a edição história do Verme Vencedor caso você queira atualizar o post

    ResponderExcluir
  24. "Passei aqui só pra falar que já saiu a edição história do Verme Vencedor"


    Oi, Inácio.... tdo bem?

    Brigadão mesmo pelo aviso sobre o lançamento do "Verme Vencedor".... devo incluir ele em alguma próxima postagem de lançamentos (ainda não vi essa ed. nas lojas mas deve chegar em seguida pra cá - os encadernados da Mythos demoram um pouco aqui no sul)!!!

    minha namorada tbm adora os filmes do "Hellboy".... mas ela não curtiu mto os gibis não, hehe (é q ela reparou q nos gibis não tem o romance dele com aquela mocinha dos filmes - esqueci o nome dela)!!!

    Valeu mesmo.... e eu aqui sigo esperando a Mythos relançar tbm o Vol. 2 da Ed. Histórica (q tá esgotado faz tempo)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então o volume dois eu conheço duas lojas aqui que tem e entregam ai, só não sei se o frete compensa, tem na Comix e a Moonshadows, ambas ótimas lojas de HQs. Eu to torcendo para as novas HQs chegarem aqui logo!
      A minha namorada é ao contrário, gosta das HQs e gosta menos dos filmes hahah

      Excluir
    2. Bem, com frete já não compensa pra mim (pois meus gastos mensais com gibis já são BEM altos, hehe)....

      mas aqui onde moro (POA/RS) temos uma loja especializada em gibis (q nem sempre recebe tudo, mas esses da Mythos geralmente sempre tem). Seja como for, cedo ou tarde tbm irei encarar esse Vol. 6 do "Verme Vencedor" (eu gosto tanto dos filmes qto dos gibis do Hellboy)!!!

      Abs!

      Excluir
  25. Sabe se existe alguma previsão de lançamento de um nova Edição Histórica do Hellboy?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, guilherme.... Sim, o Vol. 7 da "Ed. Histórica" será o arco: "Paragens Exóticas" e deve ser lançado este ano!

      Abs!

      Excluir
    2. Pelo que eu vi não, mas ainda tem os volumes antigos disponíveis no mercado

      Excluir
    3. O Vol. 7 foi confirmado sim (deve sair este ano).... e embora ainda se encontrem ed. antigas no mercado, eu sou outro q tá colecionando apenas as "Ed. históricas"!

      Abs!

      Excluir
    4. ahh! que bom saber que te mais uma pra sair! eu estou comprando todas as ed. históricas para a minha namorada e aproveitando pra ler tudo rsrs

      Excluir
    5. Minha mulher tbm gosta do "Hellboy" (mais por causa dos filmes q dos gibis, rs)....

      Mas comecei a colecionar mesmo com as "Ed. Históricas" tbm, e agora pretendo seguir apenas nelas (pra manter a coleção padronizada): Sem falar q as ed. anteriores em capa-cartão custam praticamente a mesma coisa, rs!

      Abs!

      Excluir
    6. Sensacional. Tava achando que a coleção tinha sido descontinuada.
      Um abraço!

      Excluir
    7. A coleção da "Ed. Histórica" tá indo bem.... Em breve vai rolar o Vol. 7 (Paragens Exóticas) e devem republicar o Vol. 4 mais pra frente tbm (q tá esgotado faz tempo)!

      Abs!

      Excluir
  26. Muito legal a matéria! Você sabe se esta nova edição Tormenta e Fúria será acompanhada pela ed história? O que eu devo ler antes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, blz? Valeu mesmo por ter curtido a matéria....

      Qto à "Tormenta e Fúria", acho q não fará parte da "Ed. Histórica" por já ter saído em formato luxo.... Sem falar q levaria pelo menos uns 6 anos (ou mais) pra essa coleção chegar até aí (no ritmo em q está com 1 ed. a cada ano). A ed. q vc tem q ler antes é "Caçada Selvagem" (pois "tormenta" continua a partir daí)!

      A próxima Ed. Histórica é o Vol. 7: "Paragens Exóticas"....

      Abs!

      Excluir
  27. Olá. Meu nome é Helder e em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pelo blog. Gostaria de saber se vc acha que é possível um relançamento de clamor das trevas e caçada selvagem, pois estas hqs são parte importante da cronologia de hellboy e estão bem difíceis de achar. Outra dúvida: pra quem tem um nível ''mais ou menos'' de inglês, vc acha que vale a pena comprar estas hqs importadas? Mto obrigado e parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Helder.... blz?

      Sim, é possível q relancem essas 2 sagas... Mas dentro da coleção: "Ed. Histórica" (capa-dura). Aliás, o Vol. 7 (Paragens Exóticas) já tá prometido (só q tá saindo numa média de 1 por ano, então ainda vai demorar pra sair os outros)!

      Sobre importadas.... em matéria de inglês é fácil de entender (a linguagem usada é simples), mas o investimento é algo a se pensar, pois os TPs gringos (em capa-cartão) sairão mais caros q as ed. de luxo da Mythos (eu tô comprando as "Ed. Históricas" mesmo - pois acho mais vantagem)! E valeu por estar curtindo o blog (espero ter te ajudado nessas questões)!

      Abs!

      Excluir
    2. É Helder outra vez, tudo bem? Obrigado pela ajuda amigo. Mas, eu tenho algumas dúvidas e queria saber sua opinião: eu comecei a colecionar hellboy comprando todas as edições históricas. Mas, agora para continuar na cronologia do herói, eu teria que adquirir o clamor das trevas e caçada selvagem, porém essas hqs estão esgotadas. Será que vão lançar toda a cronologia do hellboy por meio de edições históricas, incluindo as 2 hqs que mencionei? Se vão fazer isso, por que continuam a lançar hqs fora dessa coleção, como tormenta e fúria? E para quê lançar tormenta em fúria em 2015 se os arcos anteriores foram lançados há mtos anos e já se encontram esgotados? Mto obrigado pela ajuda

      Excluir
    3. Oi, Helder.... Sim, eu acho q a ideia da "Ed. Histórica" é republicar toda a série do "Hellboy" (incluindo essas 2 q vc citou)!

      Pelos meus cálculos, esses 2 arcos seriam os Vol. 9 e 12 da coleção.... Mas o jeito é esperar, pois DUVIDO q relancem esse material fora da "Ed. Histórica". O q aconteceu com "Tormenta e Fúria" foi um caso à parte (pois essa é uma ed. comemorativa de 20 anos do personagem)!

      Abs!

      Excluir
  28. Opa, beleza, Leo?
    Cara, sabe em que pé estão andando as Ed. Históricas? Pergunto pois para mim falta apenas a Ed. 4 e gostaria de saber se haverá continuidade nelas (Ed. Histórica 7, 8...).
    Será que a Mythos não estaria deixando de lado esse formato? Digo isso com base nos três encadernados, Clamor, Caçada e Tormenta... Sabes algo?
    Abraços do conterrâneo Guilherme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme.... blz?

      Não se preocupe, as "Ed. Históricas" continuarão (a princípio) no mesmo ritmo: 1 nova ed. por ano e republicações esporádicas!

      Pra vc ter uma ideia, no checklist deste mês tem o Vol. 1 de novo (q tá sendo relançado com nova capa - metalizada: mas mantendo a mesma padronização das bordas)! E o Vol. 7 segue confirmado oficialmente: "Paragens Exóticas"! O Vo. 4 eu tô esperando tbm, mas uma hora sai (não tão seguindo uma ordem pros relançamentos agora)!

      Abs!

      Excluir
  29. Uma postagem extremamente útil. Comecei a comprar o Hellboy pelas edições históricas e estava em dúvida se me aventurava fora dela, o que agora posso dizer que não farei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, SEMI.....

      Eu tbm vou me manter nessas "históricas" (ou em ed. no mesmo formato tipo: "Tormenta e Fúria")!

      Abs!

      Excluir
  30. Pois é, edições no estilo "Tormenta e Fúria" agitam o verme. Mas como ainda faltam quatro Históricas (1, 4, 6 e 7) dá pra ir devagar.

    Essa coleção talvez seja a única que, saindo as edições esgotadas, vou conseguir ler acompanhando os lançamentos. (rs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dessas "Históricas" acabei perdendo a 3º (Caixão Acorrentado).... q veio em estoque mto minguado pra cá e não encontro mais (pela internet tô evitando comprar e devo esperar aparecer nas lojas em reposição uma hora dessas). Na real, só tenho os 2 primeiros e mais o "Tormenta e Fúria"!

      Abs!

      Excluir
  31. Olá Léo,
    Sabe se ainda está nos planos da Mythos o lançamento do número 7 da coleção. Tenho as 6 primeiras e parei de comprar os lançamentos para a coleção não ficar fora do padrão, mas fiquei na dúvida se foi sábio de minha parte, dada a lentidão para sair os outros números. As edições mais novas já estão saindo em capa dura, não é mesmo? Tormento e Fúria não faz parte da saga principal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, guilherme... blz?

      Sim, o Vol. 7 (Paragens Exóticas) ainda tá nos planos, e acho q só não saiu este ano pq a Mythos preferiu republicar o Vol. 1 (q tava esgotado)!

      Mas tbm começo a ter dúvidas qto às ed. mais recentes... Já q estão saindo em capa-dura, não se pode mais garantir q venham a sair de novo em outra coleção (ainda mais no ritmo lento da "Ed. histórica")!

      E "Tormento e Fúria" faz parte da saga principal sim (melhor garantir essa q nem eu fiz)... "Hellboy No Inferno" é sequência direta desses eventos tbm (só q esse eu ainda não li)!

      Abs!

      Excluir
  32. Direto de 2012 para 2016! rs Blogs são imortais! rs

    Olá, Leo!

    Nem acredito que estou comentando em um post com mais de 3 meses de vida. hehehe

    Pelo que pude acompanhar, com exceção da Ed Histórica Vol 4, Tormenta e Fúria (seria o vol 9 das histórias) e No Inferno, todo o resto do material de Hellboy encontrou-se a venda no site da Mythos. Digo, pois comprei tudo o que tinha lá na Mythos de Hellboy na Black Friday com 50% de desconto. E as 3 edições restantes, comprei no Mercado Livre (ed. hist. vol 4 - usado - preço abaixo do de capa), na Saraiva (torm. e fúria com 10 reais de desconto) e no Mercado Livre (no inferno, preço de capa + frete - doeu legal o bolso, mas valeu). Logo, completei a coleção na raça e na base de cortes de outras coisas que pretendia ter comprado no período, mas, depois de ler as edições de luxo estadunidense de um colega de trabalho, eu queria fazer a coleção completa do Hellboy do que foi lançado aqui no Brasil.
    Atualmente, no site da Mythos, tem as edições 1, 2, 3 (2º edição) e 6 (1º edição) das edições históricas, os volumes 8 (Noiva demônio e outras histórias - capa cartão), 9 (Tormenta e Fúria - Capa dura) e 10 (A casa dos mortos vivos - capa dura), Hellboy BPDP 2 e Origens (está última em pré-venda).

    Sobre os filmes, vi o primeiro que achei muito bom e colocou meu interesse no personagem. O segundo nunca assisti por várias críticas negativas que li na época do lançamento, desmotivando-me a assisti-lo até hoje. E ainda bem que não tem o romancezinho nas HQs, pois nem combina com a pegada da história.

    Em tempo, o "novo submundo" vai conservar esta base histórica de posts, né?! Andei vendo que na sua fase inicial (solteiro, provavelmente), tinha muito post de cosplay das mais belas personagens femininas dos quadrinhos. rs O carnaval está chegando, seria uma boa ressuscitar este tipo de post atualmente? (Tipo um post comemorativo de edição única) rs Se bem que para nós, carnaval pouco importa, o negócio é a Comic-con de San Diego! ;) E, a nível de Brasil, a CCXP criada recentemente (duas edições e que venham mais).

    Forte abraço! (Direto do túnel do tempo... hehehehe)

    ResponderExcluir
  33. "Em tempo, o "novo submundo" vai conservar esta base histórica de posts, né?!"


    E aí, ASGM... blz?

    Não se preocupe, pois tbm considero as postagens daqui imortais (enquanto estiverem vivas e salvas na blogsfera, hehe): E continuo respondendo comentários em qq postagem (seja do presente ou do passado), pois recebo o aviso por e-mail de qq tópico q receber comentários!

    Sua pergunta é boa... Pois a resposta é: "SIM" e "NÃO" ao mesmo tempo, rs! Explico: O NOVO "Submundo" vai recomeçar do zero (não tem como transferir automaticamente as postagens daqui pra outra plataforma - pois deixarei o "blogger" e partirei pra outra hospedagem mais moderna). Porém, eu não vou desperdiçar o trabalho de quase 5 anos q tive aqui, e pretendo fazer a transferência manualmente pro novo servidor: Sim, vou ter q copiar e colar cada matéria e fotos (das mais de 750 postagens q já fiz, hehe). A trabalheira me assustou bastante qdo eu soube q teria de ser assim, mas tô disposto a encarar, pois sei q a mudança será pra melhorar o blog! Só o q vai acontecer é demorar uns meses pra recuperar essas postagens do passado (vou priorizar as matérias NOVAS, mas nas horas vagas farei essa loucura de copiar/colar todos os posts do blog um por um (desde a 1º postagem q fiz aqui: q foi uma foto da "Lady Falcão" pelo Ed Benes)!

    Sobre "Hellboy"... Me perdi um pouco nas contagens agora, mas acho q numa ordem cronológica o "Tormenta e Fúria" seria o 13º encadernado da série (sem contar os 2 de "Contos Bizarros", q são fora de cronologia), "A Casa dos Mortos-Vivos" é o 14º e "Inferno" o 15º!

    Só uma dica, amigo... Assista sim, o 2º FILME, q é mto bom (achei bem melhor q o 1º). Embora não tenha mto a ver com a pegada dos gibis (e nem é adaptado de nenhum deles), mas é um filme bem legal e merece uma conferida (assista e depois me diga o q achou, blz)?

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, e sobre a sua sugestão de trazer de volta as cosplayers...

      Sendo casado é mais difícil de retomar esse tipo de postagem (ao menos sem arrumar confusão aqui em casa, hehe): Mas na verdade, eu já era casado qdo postei aquelas, só q acabei parando um pouco pq era uma coluna q eu havia planejado pra 20 postagens ao todo (igual à dos "Momentos Ridículos" - com cenas bizarras de gibis). Mas anotei a sua sugestão e posso pensar num "revival" da coluna pra este carnaval, rs!

      Abs!

      Excluir
  34. Ok, Leo, vou dar uma olhada no segundo filme e depois conto minha opinião sobre ele.

    Com relação aos números de volume, estes números que postei são da Mythos impresso em cada edição que mencionei. Vou tentar começar a ler tudo o que tenho lá pela quarta desta semana e ver se terá todo o material que li das edições de luxo estadunidense. Se tiver, as edições históricas serão cheias de repeteco deste material. (Mas é capaz de eu querer comprar mesmo assim só para ter a coleção completa neste formato! Oh, verme maldito... kkkkk)

    Com relação ao post de cosplayers, se quiser, nem leve a sério. A última coisa que quero é saber que você teve confusão em casa por causa de "trabalho/hobby"! rs (Já basta a coleção de HQs. hehehe)

    E que pena a mão de obra desgraçada que você terá para passar tudo deste blog para o novo site. Bom, boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo... Mas não se preocupe, a patroa sempre me dá um desconto qdo se trata do blog (pois ela sabe q neste caso, trabalho E hobby acabam se misturando, e acaba relevando mta coisa q eu posto aqui e q ela não gosta, rs)!

      E se vc assistir o 2º filme do "Hellboy"... acho q ficará com a mesma sensação q eu fiquei: A de quer ver uma 3º parte (q ainda não se sabe se será produzida um dia)!

      Abs!

      Excluir
    2. Oi, Leo!

      Assisti a Hellboy 2 e achei bem mediano como filme e muito fraco como adaptação das HQs.
      Positivo:
      - A fotografia do filme estava boa para mim;
      - A caracterização dos personagens, trolls, ogros, elfos e demais criaturas estavam muito fiéis aos quadrinhos e, se eu nunca tivesse visto as HQs, posso dizer que estavam bem encaixados naquele universo;
      - A trama principal está bem montada;
      - Alguns dilemas bem construídos;
      - Coreografia da maioria das lutas ficaram muito boas;
      - Personagem Johann Krauss foi um espetáculo a parte. Não lembro de vê-lo nas HQs, enquanto o Hellboy ainda estava na BPRD, mas gostei muito do personagem.

      Negativo:
      - O que move a trama não é a necessidade de evitar a destruição da humanidade, mas os romances. Tem filmes que isso funciona muito bem, mas não acho que este seria o filme. O único ponto em que o romance funcionou bem como roda de movimentação foi na cena em que a Liz leva Hellboy ao encontro da Morte, esta cena ficou bem encaixada. As demais, achei forçadas;
      - Até a metade do filme, tudo desenvolvia fluidamente até que ficou lento demais e, de repente, rápido demais como se tivessem que acabar o filme antes de dar 2 horas;
      - O lance da Liz estar grávida, para mim, é mais um problema que criaram para um possível terceiro filme;
      - Ver o Hellboy e o Abe bêbados foi terrível, considerando o histórico destes personagens. Mas, se o pai das criações deixou, fazer o quê? Mignola participou ativamente também na construção deste segundo filme.

      O final é uma referência ao que aconteceu nas HQs, só que com mais personagens saindo da BPRD (não só o Hellboy), o que faz sentido na mitologia dos dois filmes.

      E a única necessidade de um terceiro filme é por causa do destino do Hellboy: Anung un Rama. Precisam resolver isso, pois considero esta a única ponta solta da história.

      Em 2014, saiu esta notícia sobre o terceiro filme:
      http://legiaodosherois.uol.com.br/2014/hellboy-3-ator-da-novos-detalhes-sobre-o-tao-sonhado-filme.html

      Talvez apenas se pagar e render um bom lucro não se suficiente para os estúdios pelo jeito.

      E, em 2015, a última notícia que encontrei a respeito:
      http://omelete.uol.com.br/filmes/noticia/hellboy-3-guillermo-del-toro-fala-das-dificuldades-de-fazer-o-filme/

      Forte abraço!

      Excluir
    3. E aí, ASGM... blz?

      Pelo visto, eu gostei mais do filme do q vc, rs... Mas entendo as tuas avaliações acima e concordo com elas: Pois de fato, fica a sensação de q "Hellboy 2" não é um filme completo, e sim: a parte do meio de uma trilogia!

      O desenvolvimento da trama parece levar à um 3º filme... O romance em demasia da história reforça a tese de q seria essencial mostrar isso como base pros eventos apocalípticos do 3º. Sem falar no gancho principal: q é a revelação de q o "Hellboy" seria o demônio destruidor do mundo!

      Assim, eu gostei do filme como "preparação" pra um 3º mais sombrio... Mas se tudo encerrar nesse 2º aí a coisa complica e a sensação de ter assistido um filme pela metade será inevitável! No mais, é aquilo q eu te falei: Enquanto o 1º filme é adaptação direta das HQs, esse 2º é mais um filme autoral do Del Toro (repare q "Hellboy 2" tem uma ambientação num mundo de fadas mto similar ao visto em "Labirinto do Fauno")!

      E as notícias q vc postou acima não são lá mto animadoras não sobre um 3º "Hellboy"... Espero q seja feito, mas parece mais complicado do q parece!

      Abs!

      Excluir
    4. "Enquanto o 1º filme é adaptação direta das HQs, esse 2º é mais um filme autoral do Del Toro (repare q "Hellboy 2" tem uma ambientação num mundo de fadas mto similar ao visto em "Labirinto do Fauno")!"

      Oi, Leo!

      Quando vi a Morte, parecia que eu estava vendo o monstro da mesa em Labirinto do Fauna!!!! Realmente, muita coisa parece ter sido aproveitado de lá pelo del Toro e os Trolls e as fadas do dente terem sido tirados das HQs do Mignola. Uma junção que ficou muito boa.
      E, com certeza, você gostou mais do filme do que eu. hehehe

      Forte abraço!

      Excluir
    5. "Quando vi a Morte, parecia que eu estava vendo o monstro da mesa em Labirinto do Fauna!!!!"


      Pior, né? Pensei a mesma coisa qdo vi essa "Morte" no filme, rs (gosto mto do "labirinto")!

      E os gibis do "Hellboy" tem mtos elementos q poderiam ser bem aproveitados no cinema... É um universo bem vasto e q eu tô tentando acompanhar nas HQs (embora até o moimento eu tenha apenas as 3 primeiras "Ed. Históricas" - republicadas - e a ed. de "Tormento e Fúria")!

      Abs!

      Excluir
  35. Post do Fernando Bertacchini, editor do Conan e Mignolaverse na Mythos no Forum MBB. Como o mesmo pediu para disseminar a informação, posto aqui na íntegra como um update do "Guia de Leitura Hellboy":

    >>>
    "Enquanto não consigo tempo pra fazer uma matéria pra publicar em todas as edições, manter no site Mythos ou coisa parecida, vou gastar um tempinho a mais aqui e relacionar o que tenho anotado visando essa futura matéria. Peço a todos que participarem de outros fóruns e redes sociais o favor de copiar e espalhar essas informações, assim ajudamos cada vez mais leitores.

    O ideal mesmo seria relacionar história por história de acordo com sua data, informando em seguida onde cada uma foi publicada. Enquanto não tenho tempo pra isso, a ordem abaixo será uma boa base. Antes, porém, não custa reiterar: no início de cada aventura, quase sempre, Mignola informa o local e o ano. Tendo essa informação, se o leitor quiser, pode ler tudo conforme a data. Além disso, eu tenho todo o trabalho de produzir glossários, notas de rodapé e entrevistas com os autores justamente pra ajudar qualquer leitor a se inteirar de tudo, mesmo que esteja lendo Hellboy pela primeira vez. Portanto, todas as referências a outras histórias são devidamente informadas, todos os elementos mitológicos e folclóricos são pesquisados e indicados em notas ou no glossário pra enriquecer a experiência do leitor. Em cada título, além de eventuais prefácios e posfácios já existentes na publicação original, ainda incluo entrevistas ou explicações de Mike Mignola e/ou seus colaboradores. Esses textos tratam diretamente da história contida em cada edição, mas também podem conter informações a respeito de outras aventuras passadas ou futuras. Até por isso fico abismado quando, apesar de todo esse cuidado editorial, ainda vejo uns imbecis metidos a editores dizerem no YouTube que "Hellboy no Brasil é uma bagunça", que ninguém entenderia nada sem as "divinas explicações" supostamente prestadas nesses reviews. Embora, na maior parte dos casos, essas antas é que não entendem nada e só "explicam" cretinices. Outros chegam ao cúmulo de usar exatamente o que leram nas minhas matérias (sem creditar a autoria), pois adoram se fingir de especialistas que resolveram compartilhar seus vastos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  36. Voltando ao que interessa, podemos estabelecer a seguinte ordem para o Universo Hellboy na Mythos:

    - Hellboy A Casa dos Mortos-Vivos e Outras Histórias - Aventuras em épocas distintas. Pode ser o primeiro da lista pela presença de uma história do HB criança. A segunda aventura se passa em 1956 e foi republicada em Hellboy no México.
    - BPDP Origens: 1946-1947
    - BPDP Origens: 1948 / BPDP: Vampiro - Lançamento em 2018, mas estou antecipando sua posição cronológica.
    - Hellboy e o BPDP: 1952 - Primeira missão do HB como agente do serviço ativo, a aventura se passa no Brasil.
    - Hellboy e o BPDP: 1953 - Lançamento em 2018, mas estou antecipando sua posição cronológica.
    - Helboy no México - Histórias passadas em 1956.
    - Hellboy Edição de Ouro: Contos Bizarros - Aqui temos histórias em muitos períodos, sendo a mais antiga em 1947 com o HB criança. Entretanto, sendo esta publicação um tributo a Mignola e ao Universo Hellboy, sua presença nesta relação é só uma sugestão. Esse volume pode ser lido a qualquer momento sem nenhuma implicação cronológica, sendo também um ponto de partida perfeito pra quem nunca tiver lido Hellboy.
    - Hellboy Volume 3: O Caixão Acorrentado - Este volume pode ser encaixado aqui, pois tem histórias passadas em 1959, 1961, 1964, 1989 e na década de 1990. Mas, assim como o volume seguinte, é uma edição integrante da "cronologia oficial", como vou explicar mais abaixo.
    - Hellboy Vol. 4: A Mão Direita da Perdição - Temos aqui uma história de duas páginas com o HB criança, depois aventuras em 1956, 1961 e na década de 1990. Esse volume também é parte da cronologia oficial.
    - Hellboy: A Capela de Moloch / O Vigarista - O Vigarista se passa em 1958, Capela em 1992.
    - Hellboy: A Noiva do Demônio - Aqui saiu pela primeira vez a história Hellboy no México, passada em 1956 e relançada na compilação Hellboy no México. As outras ocorrem em 1960, 1966 e 1985.
    - Abe Sapien Volume 1: Os Afogados - Primeira missão individual de Abe Sapien, em 1981.
    - Hellboy Vol. 6: Máscaras e Monstros - Parcerias HB/ Batman / Starman, e HB / Ghost. Em ambas as aventuras, Mignola não informa a data, certamente pra torná-las atemporais. Considerando que o HB figura como agente do BPDP, podemos estimar que se passem na década de 1990.

    ResponderExcluir

  37. A partir daqui, a ordem de leitura é direta. Estas são as publicações da "cronologia principal". Cronologia oficial seria aquela em que cada aventura do HB tem consequências futuras. Em suma, é a trajetória da vida dele até o fim. No entanto, levando em conta que as aventuras do BPDP se mudaram para um título próprio nos EUA logo depois que o HB se demitiu da agência (no final de O Verme Vencedor), vou encaixar aqui os poucos volumes já lançados. E, só pra constar, minha grande frustração é que BPDP vende bem menos do que HB, por isso nunca pude editar e publicar essa coleção como eu adoraria.

    - Hellboy Volume 1: Sementes da Destruição
    - Hellboy Volume 2: O Despertar do Demônio
    - Hellboy Volume 3: O Caixão Acorrentado - Como comentei acima, apesar de conter histórias em períodos distintos, este volume é obrigatório na cronologia oficial, pois nele há duas aventuras curtas fundamentais. Nelas, HB se torna alvo do ódio de Gruagach e Baba Yaga, dois personagens que se tornaram agentes indiretos de tudo que acontece no resto da vida terrena do HB.
    - Hellboy Volume 4: A Mão Direita da Perdição - Mesmo caso. Este volume tem histórias curtas em várias datas, mas duas são parte da cronologia oficial. Na primeira, Mignola faz revelações a respeito da mão direita do HB. Na segunda, o vilão é Igor Bromhead, que tem influência em O Clamor das Trevas.
    - Hellboy Volume 6: O Verme Vencedor / Goon & Hellboy - A exceção aqui é Hellboy e Goon, uma aventura "bônus" que consegui permissão especial pra encaixar nesse volume. Originalmente, eu queria que essa história entrasse no lugar ideal, o volume 5. Mas, como esse já envolvia licenças paralelas, não fui autorizado a complicar ainda mais o contrato. A aventura em si começa com o Hellboy em 1965, mas ele faz uma viagem interdimensional, pois Goon "existe" em um passado mais distante, as décadas de 1940-1950 de um “mundo paralelo”.
    - BPDP Volume 1: Terra Oca - Primeira missão do Bureau depois da saída do Hellboy.
    - BPDP Volume 2: A Alma de Veneza e outras histórias
    - Hellboy Volume 7: Paragens Exóticas
    - Hellboy Volume 8: A Feiticeira Troll
    Nota: Mike Mignola explica que A Ilha, publicada no volume 8, finaliza a primeira fase da existência terrena do Hellboy.

    - Hellboy: O Clamor das Trevas
    - Hellboy: Caçada Selvagem
    - Hellboy: Tormenta e Fúria
    - Hellboy Edição Gigante: A Morte de Hellboy - Os três primeiros foram totalmente revisados, melhorei tudo que eu podia pra compilar a trilogia no "HB Gigante".
    Nota: De acordo com Mignola, essa trilogia narra a segunda fase da vida do Hellboy.
    - BPDP: Inferno na Terra Volume 1

    - Hellboy no Inferno Volume 1
    - Hellboy no Inferno Volume 2 - lançamento futuro, mas vou antecipá-lo nesta relação.
    Nota: Mignola define Hellboy no Inferno como a terceira e última fase da existência do HB. "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, SEMI...

      Eu não acho tão complicada assim a cronologia do "Hellboy" no Brasil, só não acompanho as séries intermediárias (BPDP) e histórias independentes demais (Contos Bizarros)... E nem imagino qual canal de youtube tenha sido o alvo do pití desse editor, rs!

      Abs!

      Excluir
    2. Não sei se discordo dessa "bagunça", mas de qualquer maneira a CH botou ordem na casa. E a edição gigante também ajudou ao compilar a trilogia na ordem.

      Mas quando parecia tudo certo a Mythos tira da cartola esses BPDP e compilações com repetecos.

      Quanto ao canal, não faço idéia também. Até porque nao assisto mesmo. rs

      Excluir
    3. Pois é, SEMI...

      Achei uma cagada aquela ed. de "Hellboy no México": por repetir histórias q já haviam saído em outras edições com material inédito (forçando o cara q quer ter TUDO do hellboy a comprar coisa repetida junto)! não precisava disso!

      E esses "BPDP" eu pulei direto... sei q deve ser bom, mas se é pra cortar gastos, q seja com spin-offs e não com a série principal do capeta!

      e canais de vídeo... só assisto em geral os de amigos meus: Alexandro, Fabiano Caldeira, Márcio Duque, etc: gosto mais desses pq são informais e sem rabo-preso com editoras!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...