27/11/2012

Nelson Rodrigues (100 Anos): Todas as Obras em Livros de Bolso......

Mesmo q vc nunca tenha lido um livro ou assistido uma peça de teatro baseada na obra de Nelson Rodrigues.... certamente vc já deve ter visto sua influência na TV e no cinema em produções tipo: "A Vida Como Ela é", "Engraçadinha", "Bonitinha Mas Ordinária", "Perdoa-Me Por Me Traíres", "Boca de Ouro", "O Beijo no Asfalto", "Toda Nudez Será Castigada", "Os 7 Gatinhos", "Vestido de Noiva", "A Dama do Lotação"... e mto mais!!!

E pra comemorar os 100 Anos do autor.... a editora Nova Fronteira lança toda a sua obra (pra teatro) reunidas em 17 livros no formato pocket (q custam na faixa de 17 reais cada)!!!

Confira abaixo as capas e maiores detalhes dessa imperdível e (já) inesquecível coleção.....

Nelson Rodrigues (1912-1980).... talvez seja o autor e dramaturgo mais influente do cinema e da TV em todos os tempos, pois sua obra além de já ter sido adaptada oficialmente inúmeras vezes, tbm é constantemente imitada e copiada até nas novelas e séries de TV do momento. Sexo, traições, intrigas, machismo, libertação sexual da mulher, estupros, assassinatos, crimes passionais.... a obra de Nelson Rodrigues é densa, erótica, e pesada sob diversos aspectos (já tendo sido várias vezes censurada e proibida em tempos de ditadura)!!!

E pra comemorar o centenário do autor, a editora Nova Fronteira laçou numa tacada só uma coleção com todas as suas 17 peças de teatro (produzidas entre 1941 e 1978), q são as seguintes:

"Anjo Negro", "Vestido de Noiva", "Álbum de Família", "A Mulher Sem Pecado", "Senhora dos Afogados", "Valsa nº 6", "Dorotéia", "A Falecida", "Viúva, Porém Honesta", "Perdoa-Me por Me Traíres", "Os 7 Gatinhos", "Boca de Ouro", "Bonitinha Mas Ordinária", "O Beijo no Asfalto", "Toda Nudez Será Castigada", "Anti-Nelson Rodrigues", e "A Serpente"!!!

Vale lembrar q essa coleção aí é apenas pras peças de teatro do autor (q estão completas aí e recheadas de extras - inclusive fotos de alguns atores encenando as peças na época).... e q os seus romances e contos ficaram de fora da coleção: "A Vida Como Ela é", "Engraçadinha", "Meu Destino é Pecar", "O Casamento", "A Dama do Lotação", entre outros (q até existem em livros, mas em outras coleções e formatos maiores)!!!

Já comprei alguns, mas estou indo aos poucos (até pq, nem todos os livros chegaram às livrarias ainda).... e confesso q me surpreendi com o quanto o texto ainda está atual e dentro da nossa realidade: pois os desejos sexuais, traições, taras proibidas, e a hipocrisia da sociedade sobre seus próprios anseios permenecem latentes e escondidos sob uma máscara de falsidade. E em obras como: "Bonitinha Mas Ordinária" (q pra mim é o melhor de todos os livros nacionais - insuperável) o autor joga a verdade na nossa cara e põe todas as cartas na mesa: escancarando a hipocrisia de uma sociedade q tenta esconder seus mais sórdidos desejos e mascará-los sob o véu da família e da religião (instituições essas onde sabemos q a podridão corre solta mas onde sempre se tentam manter as "aparências")!!!

Lendo alguns desses livros, notei o qto o cinema nacional dos anos 70/80 (época das pornochanchadas) foi fiel à obra e ao texto original das peças nas quais se inspirou.... boa parte dos diálogos está todo ali nas telas ("Eu posso ser um contínuo, mas o Senhor é um filho da puta, seu filho da puta" - adoro essa, rs)!!! Por falar nisso, tem um filme da "Bonitinha Mas Ordinária" produzido em 2009 e q até agora não estreou nas telas (e nem saiu em DVD) - é estrelado por Letícia Colin e Leandra Leal (nos papéis q foram de Lucélia Santos e Vera Fischer na clássica versão dos anos 80 - a mais famosa das 3 adaptações pra cinema - sendo q a 1º é dos anos 60)!!! Ficam aí então essas excelentes dicas de leitura (e mta baixaria - mas de qualidade e com conteúdo, hehe)!!!

Até+

9 comentários:

  1. Uma forma do leitor de HQ se aproximar mais da literatura. Embora eu pouco esteja diferenciando essas duas formas de ler uma historia, pois de uns anos para cá, HQ praticamente pode muito bem estar numa estante ao lado de outros livros, queiram os criticos ou não, pois isso é um fato.

    ResponderExcluir
  2. Entre os dias 28 de janeiro e 02 de fevereiro de 2013, ocorrerá a segunda edição do evento "Oficinas de Férias RJ".
    Com os profissionais:
    Joe Bennetts DC, Marvel Comics
    Renato Guedes Vertigo,DC,Marvel
    Vitor Ishimura Diretor de Arte de jogos

    -> Aos interessados oficinasdeferias.com.br
    -> Destinado ao Blogger http://oficinasdeferiasrj.blogspot.com.br/2012/11/imprensa.html

    ResponderExcluir
  3. "Uma forma do leitor de HQ se aproximar mais da literatura. Embora eu pouco esteja diferenciando essas duas formas de ler uma historia"


    Pra mim é assim tbm....

    livros e gibis são quase a mesma coisa e leio e coleciono ambos da mesma forma!!!

    graças ao formato econômico dos pockets... eu pude colecionar livros (a maioria deles grandes clássicos da literatura) sem gastar mto e ocupando pouco espaço na estante!!!

    as livrarias tbm deixaram o preconceito de lado, e hj vêem os gibis como uma fonte de renda igualmente proporcional à dos livros (especialmente os encadernados de luxo - q estão se destacando cada vez mais nas livrarias)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  4. Dizer que gibis são um tipo de literatura inferior já é um pensamento muito tacanho. Um gibi é como qualquer outra forma de entretenimento, tal qual cinema, livros, etc. Hj, temos gibis tão classicos quanto um Poderoso Chefão ou tão ruins quanto um Transformers (rsrs), mas como qualquer outra forma de arte.

    E Leo, uma dica de post, fazer uma listinha de presente de Natal com os melhores gibis disponiveis no Brasil.
    Ja ate comprei os meus: Preacher 1 e 2 por 78 e Sandman Definitivo 1 por 70 na Saraiva. Bom negocio ou nao? He He.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. "Ja ate comprei os meus: Preacher 1 e 2 por 78 e Sandman Definitivo 1 por 70 na Saraiva. Bom negocio ou nao? He He."


    Caramba... bota barbada nisso, hein??

    esse sandman saiu por metade do preço de capa (50% de desconto não é toda hora q se consegue, rs)!!!

    e realmente... da mesma forma q o cinema, a música e a literatura: os gibis tbm podem ir do céu ao inferno - com verdadeiras obras-primas e/ou porcarias do mais baixo nível, hehe!!!

    qto à sua sugestão da listinha de natal....

    é uma ótima idéia, sim. Mas eu já tô preparando algo bem parecido q é a "Retrospectiva 2012" (desta vez pretendo separar os melhores e os piores do ano). Já estou selecionando as capas pras postagem q irão ao ar antes do natal!!!

    mas desde já, um bom presente de natal (pra quem quiser gastar pouco e impressionar com um gibi de qualidade) é a "Vertigo Especial" q deve sair nas próximas semanas... são 200 pág de histórias proibidas ou vetadas pela DC e q custa menos de 20 pila!!!

    Valeu mesmo, Melke!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. Falando em melhores HQ's do ano, Leo... Acho que você deveria fazer um post sobre um dos lançamentos mais espetaculares do ano: PINOQUIO. Uma versão subversiva, genial e irresistível dessa clássica história. Só voce lendo pra crer... Abraços

    Ronnie.

    ResponderExcluir
  7. "Falando em melhores HQ's do ano, Leo... Acho que você deveria fazer um post sobre um dos lançamentos mais espetaculares do ano: PINOQUIO."


    E aí, Ronnie... blz??

    eu tô ligado nessa edição, e já baixei ela pra ler (em scans). Só não irei comprar pq além de estar cara demais (sendo q eu ando com a corda no pescoço ultimamente)... fiquei sabendo q a edição nacional veio com alguns defeitos gráficos mto graves e como esse álbum vem LACRADO, não tenho como conferir na hora os tais defeitos (e não quero me arriscar a ser "sorteado" com uma edição cara e defeituosa, hehe)!!!

    mas enquanto eu não comento ela numa próxima coluna de "Review" aqui no "Submundo"... recomendo esta excelente matéria q o Kleiton escreveu no blog dele (e q fala do tal defeito gráfico tbm):

    http://kleitongoncalves.blogspot.com.br/2012/11/pinoquio-de-winshluss-e-cagada-da.html

    vale a pena uma lida nessa matéria do Kleiton...

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Leo!!!

    Cara li o post que você me indicou... Infelizmente o rapaz deu azar, pois deve ter comprado um exemplar de uma fornada que deu errado! Meu exemplar que comprei na FNAC está perfeito! Não fiquei sem saber como o Gepeto perdeu o Pinoquio depois de recuperá-lo, como se queixa o amigo do outro blog! E para completar... eu comprei meu exemplar há cerca de 3 semana por 17,00 (isso mesmo, 17 reais) sem frete (isso mesmo, sem frete!!!). Ou seja, a compra da década em matéria de HQ rsrsrs Um abraço!

    Ronnie

    ResponderExcluir
  9. "eu comprei meu exemplar há cerca de 3 semana por 17,00 (isso mesmo, 17 reais) sem frete (isso mesmo, sem frete!!!)."


    Capaz... q descontão, hein??

    por esse preço eu nem pensaria 2 vezes mesmo!!!

    e bom saber q deve ter sido só um lote defeituoso... mas seja como for, eu só poderei encarar essa se rolar um desconto q nem esse q vc conseguiu tbm, hehe!!

    Abs!!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...