30/11/2012

Retrato Falado (Parte 1): Conrad Veidt - O Ator que Inspirou o "Coringa".....

"Retrato Falado".... é uma nova série de matérias q eu estou preparando aqui pro "Submundo" com curiosidades q envolvem a criação de diversos personagens dos quadrinhos (inspirados em atores da vida real)!!!

Pra estréia desta coluna.... selecionei o ator alemão Conrad Veidt ("O Gabinete do Dr. Caligari") q por sua caracterização sinistra no filme: "O Homem que Ri" (foto acima) de 1928, inspirou a criação do "Coringa" em 1940!!!

Confira abaixo um pouco mais sobre o Coringa da vida real.....

Conrad Veidt (1893-1943).... foi um ator alemão naturalizado britânico, q ficou famoso pelos filmes: "O Gabinete do Dr. Galigari" (1920); "O Ladrão de Bagdá" (1940); "Casablanca" (1942); e "O Homem q Ri" (1928) - pelo qual sua assustadora caracterização serviu de inspiração pra criação do "Coringa" (de Bob Kane, Bill Finger, e Jerry Robinson) em 1940!!!

"O Homem q Ri".... é baseado num livro de Victor Hugo ("Os Miseráveis") q mostra um ator de circo desfigurado - uma figura trágica condenada a viver com um sorriso permanente no rosto. Na verdade, o filme é um melodrama romântico, mas o personagem é tão sinistro q ironicamente o filme já foi classificado algumas vezes como sendo do gênero: terror!!! No filme, um nobre inglês ofende o rei da Inglaterra e é executado, enquanto seu filho é desfigurado de forma q fique condenado à "rir" pra sempre. Ele vira adulto e artista de circo, mas ao se apaixonar por uma garota cega, se sente idigno dela devido ao seu "sorriso"!!!

Já o "Coringa" teve diversas origens e reformulações ao longo dos anos..... mas diferentemente do "Homem q Ri", o vilão do Batman tá longe de ser uma figura romântica. Em sua 1º aparição (1940), o Coringa era um ladrão de jóias q matava as pessoas no local do crime, e nos dias de hj continua sendo um psicopata homicida perigoso e insano.... cuja única semelhança com o "Homem q Ri" é apenas seu semblante eternamente sorridente, rs!!!

Até+

PS: Espero q tenham gostado desta matéria.... pois em breve pretendo trazer outros atores da vida real q tbm serviram de inspiração pra personagens de HQs (até a próxima então)!!!

21 comentários:

  1. opa, boa materia Leo. Tô tentando te ligar a semana toda e nada, pelo menos eu sei por aqui que tá vivo. Hehe. Abração.

    ResponderExcluir
  2. Vi esses tempos esse clássico e recomendo, pois do inicio ao fim o filme é emocionante e um dos melhores representantes do expressionismo.

    ResponderExcluir
  3. "pelo menos eu sei por aqui que tá vivo. Hehe."


    E aí, blz??

    essa semana foi corrida mesmo pra mim (quase não parei em casa)... mas semana q vem estará mais tranquilo (espero, rs)!!!

    mas já te adianto q chegou o "Transmetropolitan 3" na Fnac... porém SEM desconto (só preço de capa R$ 83 em qq loja física sem choro, hehe)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. "Vi esses tempos esse clássico e recomendo, pois do inicio ao fim o filme é emocionante e um dos melhores representantes do expressionismo."


    Assino embaixo...

    baixei um pacotão de filmes clássicos dessa época: Caligari, Nosferatu, Homem q Ri, entre outros!!!

    revendo esses filmes é impossível não pensar na hora: "puxa, o cinema já foi genial um dia" (hehe)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. E eu achei que o coringa fosse uma criação genuína.

    Nada se cria, mesmo. Tudo se copia.

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  6. ALFREDO WILLIAMS30/11/2012, 17:46

    E foi lançado um especial do coringa com o titulo o homem que ri pela panini. Não sei bem sobre a história desse quadrinho, mas a referencia é nítida. Como só compro edição de luxo (maior durabilidade), fico na expectativa de algum dia a panini relançar essa edição. Gostei muito da matéria.

    ResponderExcluir
  7. "E eu achei que o coringa fosse uma criação genuína. Nada se cria, mesmo. Tudo se copia."


    Bem nessas, Fabiano...

    de ORIGINAL mesmo no mundo do entretenimento (cinema, música, gibis, TV) não tem quase NADA: tudo é cópia, plágio, ou na melhor das hipóteses "inspiração" ou "homenagem" à alguma coisa já criada!!!

    o visual do Coringa foi 100% copiado da caracterização desse ator.... e se pensar bem, nem mesmo o filme "O Homem q Ri" é algo original, já q foi adaptado de um LIVRO do Victor Hugo!!!

    mas é assim q as coisas são mesmo, rs...

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  8. "E foi lançado um especial do coringa com o titulo o homem que ri pela panini. Não sei bem sobre a história desse quadrinho, mas a referencia é nítida."


    É mesmo... caramba, agora q vc falou q eu puxei pela memória e me lembrei q já saiu um especial com esse nome mesmo!!!

    Mas tbm não sei nada mais a respeito (só lembrei do título agora pq vc mencionou). Certamente foi uma referência à esse filme!!!

    e como a panini tem lançado quase tudo do batman encadernado, não duvido q cedo ou tarde relancem essa tbm, né??

    Brigadão mesmo por ter curtido a matéria... e espero q vc goste tbm das próximas q virão nessa linha:

    pra PARTE 2... tem o "Constantine" (Hellblazer) da vida real: o cantor STING caracterizado igualzinho (com sobre-tudo) num filme dos anos 70!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Leo... Muito boa matéria e ótima idéia essa.

    Acredito que muitos personagens tenham sido inspirados em pessoas do mundo real! Acho isso fascinante.

    Bom... Já falei que gosto muito dessa perspectiva histórica e tais matérias virão bem ao encontro disso.

    Já havia ouvido falar desse "Homem que Rí" , mas agora com essas informações mais precisas poderei ir atras do filme.

    Abção.

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  10. "Oi Leo... Muito boa matéria e ótima idéia essa. Acredito que muitos personagens tenham sido inspirados em pessoas do mundo real! Acho isso fascinante."


    Valeu mesmo, Marcelo...

    pra falar a verdade, eu comecei a escrever uma única matéria com 10 personagens de gibis q haviam sido inspirados em atores. Mas o texto tava ficando tão extenso q resolvi parar e dividir a matéria em 10 (DEZ) partes isoladas, rs!!!

    foi totalmente sem noção da minha parte achar q caberia tudo numa matéria só... sem falar q agora posso desenvolver melhor o texto pra cada uma (acrescentando mais informações e curiosidades)!!!

    a próxima será: STING = Constantine (Hellblazer)!!!

    e podes crer q isso aconteceu inúmeras vezes... eu selecionei 10 atores q eu me lembre de cabeça, mas se começar a pesquisar mais, com certeza aparecerão mais nomes tbm (alguns foram surpreendentes mesmo)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  11. Adrianoconan02/12/2012, 19:13

    Ator fantástico!

    ResponderExcluir
  12. "Ator fantástico! "


    Sem dúvida....

    pena q morreu cedo: por volta de 50 anos (infarto) apenas 1 ano após participar do filme "casablanca" (no papel de um oficial)!!!

    ResponderExcluir
  13. Não sei se faz parte entre esses personagens, mas sempre vi semelhanças entre o
    Hulk e Dr. Jeckill e Mister Hide.

    ResponderExcluir
  14. "Hulk e Dr. Jeckill e Mister Hide."


    Sim, existe uma semelhança entre eles mesmo....

    o Hulk foi inspirado no livro "O Médico e o Monstro" (conforme o próprio criador Stan Lee afirma na introdução da "Biblioteca Histórica")!!

    só q o visual do Hulk... já foi inspirado em outro monstro da literatura: "Frankenstein" - na caracterização do ator Boris Karloff (ao menos na 1º fase do gibi do hulk dos anos 60)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  15. o Leo,isso ai arruinou uma ilusão de infancia.......... na criatividade desses 'genios' da hqs


    táaaaaaaaaa, o cara não inspirou mesmo,ROUBOU na cara dura, rifou legal o personagem pra vilão do batman

    os dois são tão identicos, que um poderia ter feito o outro na vida real


    VERGONHA VERGONHA VERGONHA esses ianques que se acham os donos do mundo, e nós ainda com complexo de vira-lata achamos que somos o pior povo do mundo

    pô, se fosse um BRASILEIRO que fizesse isso os caras metiam um processo atochador, é nesse sentido mesmo...


    e sabe aquele lucas de star wars ? aqueles creditos de abertura da saga sao chupados do filme PLANETA PROIBIDO, que vinham assim, em forma de cone.

    VERGONHA

    os poços da estrela da morte, também, acho que tinha at[é um planetoide no filme com essas caracteristicas , cheios de abismos de luz, pontes

    é LEO, as vezes tenho que dar razao aos toscos comunistas, esses americanos são uns desonestos, falsos e dubios

    só a Justiça deles que presta


    HUGO

    ResponderExcluir
  16. "táaaaaaaaaa, o cara não inspirou mesmo,ROUBOU na cara dura, rifou legal o personagem pra vilão do batman"


    Hahaha... pior q foi bem nessas mesmo, rs!!!

    o q teve de plágios e roubo de idéias nessa época (Era de Ouro e Prata) nos gibis não foi brincadeira... naquela época as leis pra controle de direitos autorais deviam ser bem mais fracas do q hj (e olha q hj memso com toda a justiça em cima, ainda continuam ocorrendo casos assim aos montes, hehe)!!!

    e agora vc falou a real mesmo... qdo o BRASILEIRO rouba idéias dos outros é Ladrão e Plagiador. Mas qdo é o AMERICANO q rouba, aí é "Homenagem" ou "Inspiração", rs!!!

    nestas 2 colunas q eu escrevi sobre "Protótipos" vc verá mais exemplos disso:

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2012/07/prototipos-parte-1-veja-as-primeiras.html

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2012/08/prototipos-parte-2-veja-as-primeiras.html

    Em breve eu postarei aqui no blog uma 3º parte de "Protótipos"... onde vc verá q nem o "Batman" foi tão original assim, rs... já q a idéia foi praticamente toda copiada da série pulp: "The Bat"!!!

    e agora q vc falou no "Planeta Proibido"... eu me lembro vagamente desse filme (q vi faz décadas), tinha até um robô parecido com aquele dos "Perdidos no Espaço" e era estrelado pelo Leslie Nielsen (de "Corra q a Polícia Vem aí"). Mas eu não me admiro do Lucas ter copiado a cena dos créditos... pois em Star Wars vemos mta coisa retirada de gibis marvel/dc e tbm do livro "Princesa de Marte" (onde até a Princesa Leia foi caracterizada igual à Dejah Thoris qdo tava escravizada pelo Jabba)!!!

    e vem mais "inspirações" poraí... aguarde, hehe!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  17. o leo, esse LUCAS é o maior vigarista do cinema mudial, essas ideias de abismos insondaveis de luz e aço tinha era mesmo do PLANETA PROIBIDO, que hoje é um filme dificilimo de achar......já dá pra imaginar por que, né ?

    e mais, aquela luta final dos caças rebeldes contra a estrela da morte, naqueles tipos 'vales' é 'inspirada' num filme, de 1933 acho........ é, tipo uma ficçao da segunda guerra feito pela inglaterra-eua

    ó, é assim
    -------------------------------
    --------------------------------

    isso aí era um caminho numa ilha minada de armas pelos nazistas, com canhoes ocultos, e os teco teco daquela epoca passavam aí....... que nem os rebeldes ! nas salas secretas os aliados ficavam olhando, monitorando, vendo qual o avião que conseguia passar, os mocinhos, claro


    e os nazistas passando fogo

    ai os canions ficam tipo

    <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    quer dizer vão ficando dificil, a coisa, digo mais acidentados

    e aí ##########################

    ##############################

    bom, sei lá só sei que os mocinhos vencem no fim, não sei se entram muitos avioezinhos por dentro, que eu NUNCA vi o filme, ele é bem veiiiiiiiinho, é sobre guerra, vou ver se te acho o nome

    leo, precisa ver a CARA desses criançoes de star wars quando sabem ! se mijam ! aí eu digo

    BRASILEIRO É LADRÃO, É ? TO COMEÇANDO A TER NOJO DE AMERICANO

    vc não acha apesar de ser sulino e mais independente que se o brasil se respeitasse mais seriamos um grande pais ?

    ResponderExcluir
  18. só pra constar, foi o HUGO QUE POSTOU... e assim, na real, eu vi o filme é que o lucas deu um jeitinho-só pode ser - de deletar até do YOU TUBE !

    ResponderExcluir
  19. EI, já que eu te dei esse toque que talvez não saiba, me diz aí o que esse lucas copiou da MARVEL-DC ! fiquei curioso, cara


    vem cá ATÉ DAÍ ele se 'inspirou' ?



    HUGO de novo

    ResponderExcluir
  20. "e mais, aquela luta final dos caças rebeldes contra a estrela da morte, naqueles tipos 'vales' é 'inspirada' num filme, de 1933 acho"


    Puxa... dessa eu não sabia mesmo!!!

    mas fiquei interessado em ver esse filme agora. Se vc lembrar ou descobrir o nome dele, posta aí, depois, blz??

    seja como for... vou pesquisar pra ver se descubro algo (mas acho q encontrarei mais fácil em sites estrangeiros, já q aqui no Brasil os sites q eu conheço de fãs de Star Wars são pura rasgação de seda pro Lucas, hehe)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  21. "me diz aí o que esse lucas copiou da MARVEL-DC ! fiquei curioso, cara"


    Bem, te acomoda na poltrona q lá vem um LISTÃO de livros e gibis de onde o Lucas chupou (a maioria na cara-dura) diversas idéias e conceitos):

    antes de falar da Marvel, sugiro q vc tbm leia o q foi postado nestes 2 LINKS pra ter uma idéia de quão longe o plágio feito pelo Lucas se estende:

    http://www.educacao.te.pt/cultura_lazer/index.jsp?p=44&idArtigo=4369

    http://www.moongadget.com/origins/dune.html

    São 2 textos q não deixam a menor dúvida das fontes principais de onde o Lucas bebeu.... além dessas dos links acima ("DUNA", principalmente) tbm acrescento inúmeras referências tiradas de:

    "Star Blazers" (animação japonesa dos anos 70), "A Princesa de Marte", e "Fundação" (de Isaac Asimov)!!!

    na Marvel... a principal são as mtas semelhanças entre o "Dr. Destino" (criado por Stan Lee e Jack Kirby em 1962) e Darth Vader: ambos usam armadura e capa com máscara metálica pra esconder ferimentos faciais, e possuem um exército de soldados padronizados (todos iguais) a seu serviço. Sem falar q o regime déspota de Destino nos gibis tbm gerou os "rebeldes" (q numa das histórias um dos rebeldes foge da Latvéria pra pedir ajuda ao 4 Fantástico)!!!

    "Star Wars" é uma mistureba de várias idéias tiradas daqui e dali... e reunidas numa imensa soap-ópera!!!

    eu até gosto da trilogia clássica (da nova não)... mas como podemos ver nos links acima, a série tá longe de ser algo tão criativo qto a maioria dos fãs imaginam q seja, né??

    Abs!!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...